sábado, 2 de março de 2013

curtas-metragens


Este e-mail é um pedido de informações enviado pelo site http://lusofonias.net/ de:
Global Dialogues <globaldialogues.lusofonos@gmail.com>

Exmos Senhores,
Venho por este meio solicitar a divulgação do concurso de ideias para curtas-metragens denominado Global Dialogues, do qual sou coordenador para o espaço lusófono.
Para melhor compreender em que consiste aqui fica uma breve história:
A Global Dialogues é uma organização sem fins lucrativos que, em 1997, lançou o projecto 1997 SCENARIOS FROM THE SAHEL, inspirando-se em "3 000 Cenários Contra um Vírus", projecto implementado em França, entre 1992 e 1994, pela CRIPS e seus parceiros. Posteriormente, o projecto passar-se-ia a chamar SCENARIOS FROM AFRICA (Histórias de África). Os jovens de menos de 25 anos participaram num concurso que os convidava a desenvolver ideias para curtas-metragens sobre o VIH/SIDA. As ideias vencedoras foram, posteriormente, trabalhadas por realizadores de fama internacional, o que resultou na produção de uma colecção crescente de curtas-metragens. Entre 1997-2012, mais de 150 000 jovens, de cerca de 50 países africanos, participaram nos concursos, levados a cabo pela Global Dialogues.
Este ano, pela primeira vez, o concurso realiza-se a nível mundial, e pretende envolver os jovens em actividades inovadoras e participativas, destinadas a estimular e amplificar a voz da juventude. Como? Através de concursos internacionais, os jovens expressam-se ao criarem histórias ou narrativas, sobre questões de saúde globais ou outros tópicos de importância crucial para o nosso mundo. Posteriormente, através de uma colaboração criativa ou, como gostamos de dizer, da criatividade partilhada, as histórias dos jovens ganham vida como filmes ou representações teatrais da Global Dialogues, disponibilizados em várias línguas e distribuídos gratuitamente, a nível comunitário, na Internet e via televisão, alcançando centenas de milhões de pessoas, todos os anos.
Qual é o objectivo?
A criação de um novo conhecimento sobre as perspectivas dos jovens, através da investigação narrativa. As histórias criadas pelos jovens, nas actividades da Global Dialogues, são sistematicamente analisadas, para obter uma visão dos pensamentos e sentimentos, preocupações e sonhos, desafios e soluções dos jovens.
As produções artísticas da Global Dialogues, bem como o novo conhecimento obtido a partir da análise narrativa, são aplicados para melhorar políticas e programas, a vários níveis.
Em todas as suas actividades, a equipa da Global Dialogues esforça-se por cultivar a empatia, a compaixão e a união na diversidade.
Para conhecerem melhor este projecto e os frutos que já deu, podem consultar o site Global Dialogues em:
http://globaldialogues.org/portugues/
Podem ainda visualizar as curtas-metragens já realizadas, dobradas e legendadas em várias línguas, incluindo o Português, em:
http://www.youtube.com/globaldialogues
O que vos pedimos é o seguinte:
1 - que divulguem esta iniciativa e convidem o maior número de jovens dos países lusófonos a participar no concurso, que decorre até dia 10 de abril de 2013.
2 - partilhem connosco contactos de professores, escolas, associações que trabalhem com jovens, etc. de todos os países lusófonos, para os quais possamos enviar informação.
O email para contacto é:
globaldialogues.lusofonos@gmail.com
3 - façam igualmente like à nossa página do Facebook- Global Dialogues Lusófonos - e partilhem as informações e actividades que forem sendo publicadas. (http://www.facebook.com/pages/Global-Dialogues-Lus%C3%B3fonos/534025786630652?ref=hl)
 
Fico disponível para mais informações
Com os melhores cumprimentos,
José Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário