sexta-feira, 1 de março de 2013

CPLP, IILP, CAMÕES


Portugal acolhe em outubro conferência sobre futuro da língua portuguesa

Portugal acolhe em outubro conferência sobre futuro da língua portuguesa

Portugal vai acolher em outubro a II Conferência Internacional Sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, uma iniciativa que pretende avaliar os progressos alcançados à luz dos objetivos do Plano de Ação de Brasília aprovado em 2010.

28-02-2013
A conferência, que decorre sob o tema "Português Global - Internacionalização, Ciência e Inovação", terá lugar entre 31 de outubro e 03 de novembro de 2013, em Lisboa.
A iniciativa é uma organização do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Ministério da Educação e Ciência, faculdades de Letras de Lisboa, Coimbra e Porto e faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Segundo informação divulgada hoje pelo Camões, a conferência inclui, além de reuniões técnicas e políticas, um colóquio aberto à sociedade civil e uma cimeira de ministros dos países lusófonos.
A conferência pretende "avaliar e aprofundar os principais eixos temáticos definidos no Plano de Ação de Brasília", que servirão de base às comunicações dos oradores.
A língua portuguesa como língua de ciência e da comunicação digital, estratégias de internacionalização da língua portuguesa nas organizações internacionais e nas indústrias culturais, estratégias de promoção e difusão do ensino da língua portuguesa no mundo, diversidade linguística nos países da CPLP e implementação do Acordo Ortográfico serão os temas em análise.
A implementação do Plano de Ação de Brasília para a Promoção, Difusão e Projeção da Língua Portuguesa foi aprovada em julho de 2010, na cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Luanda.
CFF // VM.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário