sábado, 26 de janeiro de 2013

JUDEUS PORTUGUESES

IN DIÁLOGOS LUSÓFONOS

Carsten L. Wilke , um erudito a escrever para o grande público

19.06.2009 - José Manuel Fernandes

Carsten L. Wilke não foi o primeiro alemão a tentar fazer uma história sintética dos judeus portugueses. Essa primazia cabe a Meyer Kaiserling e data do século XIX. Jorge Martins também fez uma história global, mas em três volumes e de difícil acesso ao grande público. Assim, apesar de Wilke notar que "os intelectuais portugueses nunca se sentiram tentados pelo anti-semitismo do final do século XIX, início do século XX como os intelectuais em muitos países europeus", a verdade é que apesar dos muitos trabalhos existentes - e que cita na bibliografia - faltava uma obra para o público em geral.
Carsten L. Wilke correu um risco: o de ser criticado por escrever uma síntese de 200 páginas quando os eruditos se debruçam sobre períodos particulares onde ainda há muito por descobrir
O autor, que assume que "a história dos judeus em Portugal sempre o fascinou", sentiu-se tentado a fazê-lo "sobretudo por causa do problema da identidade das comunidades que saíram de Portugal" e da vontade de saber mais sobre uma área ainda pouco estudada e importante: "a influência que a diáspora dos judeus portugueses teve na própria cultura judaica".
Correu contudo um risco: o de ser criticado por escrever uma síntese de 200 páginas quando os eruditos se debruçam sobre períodos particulares onde ainda há muito por descobrir. Carsten L. Wilke reconhece que correu esse risco até porque também ele é um erudito, "alguém que trabalha nos arquivos para tentar encontrar algo de novo sobre um detalhe da história". Contudo não resistiu ao desafio do seu editor francês apesar de não saber, enquanto escrevia, se seria capaz de escrever para todos. Hoje acredita que conseguiu fazê-lo: "felizmente o livro teve algum sucesso em França e espero que também tenha em Portugal."

História dos Judeus Portugueses
História dos Judeus Portugueses
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 248
Editor: Edições 70
ISBN: 9789724415789
Coleção: Lugar da História
Imprimir
 
Sinopse
Portugal tem um olhar único sobre a história judaica. No imaginário nacional, o judaísmo pertence não apenas à sua tradição cultural, mas também à sua genealogia. Na época medieval, os monarcas portugueses garantiram aos judeus mais protecção e segurança do que qualquer outro país europeu. A entrada de Portugal na era moderna fez-se, porém, no decurso de um processo de «cristianização» violenta de toda a sua vasta comunidade judaica, e os descendentes desta, quando não puderam, ou quiseram, sobreviver como judeus no exílio, misturaram-se em grande número ao resto da população. Os que se exilaram e vieram a fundar, ou desenvolver, dezenas das mais dinâmicas comunidades judaicas do mundo moderno, nem por isso deixaram de reivindicar além-fronteiras a identidade contraditória de «judeus do desterro de Portugal». Há mais de um século que esta história complexa e absolutamente singular apaixona estudiosos dos mais variados ramos do saber, dentro e fora de Portugal. E se hoje os aspectos parcelares de dois milénios de civilização judeo-portuguesa estão amplamente estudados, são também dos mais mal resumidos, o que explica que sejam tão mal conhecidos fora dos círculos especializados. A presente síntese vem colmatar essa lacuna.
História dos Judeus Portugueses de Carsten L. Wilke
http://ipsilon.publico.pt/livros/texto.aspx?id=234576
http://www.wook.pt/ficha/historia-dos-judeus-portugueses/a/id/1876038

Sem comentários:

Enviar um comentário