quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

morreu Niemeyer


Chico Buarque diz que Niemeyer foi um "homem maior que a sua arte"

Publicado às 03.35

 
 5 0 0
O cantor brasileiro Chico Buarque disse, na madruga desta quinta-feira, que o arquiteto Oscar Niemeyer, falecido na noite de quarta-feira aos 104 anos, no Rio de Janeiro, foi um "homem maior que a sua arte".
"Oscar Niemeyer teve uma vida muito bonita. Foi um dos maiores artistas do seu tempo e um homem maior que a sua arte", afirmou o cantor, citado pela TV Globo.
Chico Buarque conheceu Niemeyer ainda criança, porque o arquiteto era amigo do pai, o historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda. Cariocas, ambos compartilhavam a paixão confessa pelas mulheres.  
Quando Niemeyer completou 90 anos, o cantor divulgou um texto em sua homenagem, no qual diz que "a casa do Oscar era o sonho da família", sobre um projeto desenhado pelo escritor para Sérgio Buarque de Holanda, mas que cresceu "cheio de impaciência" porque o pai "nunca juntava dinheiro" para construir a casa.  
O veterano Niemeyer também foi influência para o cantor iniciar um curso de arquitetura. "Decidi-me a ser Oscar eu mesmo. Depois larguei a arquitetura e virei aprendiz de Tom Jobim. Quando a minha música sai boa, penso que parece música de Tom Jobim. Música do Tom na minha cabeça é casa do Oscar", escreveu o cantor no texto. 
Outros artistas e políticos brasileiros manifestaram-se após a morte do arquiteto, entre os quais a Presidente Dilma Rousseff, que lamentou o falecimento e recordou o passado de conquistas de Niemeyer.  
Por sugestão de Rousseff, o velório de Niemeyer será realizado no Palácio do Planalto, sede do poder executivo do Governo brasileiro, projetado por ele.  
Niemeyer estava internado no hospital Samaritano, em Botafogo, Rio de janeiro, desde 02 de novembro, devido a uma desidratação.  
No período em que esteve no hospital, sofreu também um agravamento das suas funções renais e uma hemorragia digestiva. No último dia 19, foi transferido para a Unidade Coronariana após apresentar uma piora no estado clínico. Foi submetido à hemodiálise, mas permaneceu lúcido.  
Uma infeção respiratória foi diagnosticada na última terça-feira, o arquiteto passou a receber respiração assistida e foi sedado. Niemeyer faleceu às 21:55 horas de quarta-feira (23:55 em Lisboa).  
Niemeyer morreu precisamente 10 dias antes de completar 105 anos. Na madrugada de hoje, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou três dias de luto no estado devido à morte do arquiteto.  
Também os governadores do Distrito Federal, onde se situa a capital, Brasília, e de Minas Gerais, que abriga um importante acervo do arquiteto, já decretaram luto oficial nos respetivos estados.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário