segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

críticas a corrpção em Timor

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

SEMPRE A FARTAR XANANADA! TIMOR-LESTE CONTINUA A SAQUE! ESPERANÇA…

 


A propósito do saque que está a ocorrer no novel país timorense: A esperança é a última a morrer. Falta saber se ainda tem alguma vida. Provavelmente está em estado terminal, a balões de oxigénio.
 
Disso mesmo nos dá conta o blogue timorense em peça em português sobre o “estado da nação”. Prescindimos de mais palavras porque na prosa que se segue está lá muito sobre a frustação e a impotência de se ver um país e um povo a serem saqueados sem que exista quem ponha termo a tamanhas injustiças. (Redação PG)
 
Sr. Presidente da República, está na hora de Vossa Excelência dizer BASTA!
 
Lisa Fernandes – Timor Hau Nian Doben, com foto
 
Há um ano atrás dentro de muitos nós pairava a esperança de que em 2012, com as eleições presidenciais e as legislativas, a vida do povo timorense pudesse começar a melhorar, digo começar porque a miséria e a fome que se alastram por todo o território são uma praga tão grande, que erradicar estas " pestes" de Timor-Leste vai levar anos.
 
Nada mudou, mas o tempo está-se a tornar escasso, cada minuto que passa sem fazermos nada estamos a contribuir para a morte lenta deste povo, acreditem mim.
 
Durante a campanha eleitoral, o Presidente da República, Taur Matan Ruak, prometeu ao povo timorense de que se o elegessem como Chefe de Estado do país, que ele ia lutar pelos direitos deste povo, pois bem, está na hora de agir Sr. General e pôr em prática as promessas feitas. Discursos não enchem a barriga deste povo e as palavras esvaeciam-se na atmosfera...
 
Sr. Presidente da República, pessoa da minha mais alta consideração, estima e admiração, perdoe-me a minha ousadia mas... Está na hora de Vossa Excelência dizer BASTA, de dar um valente " murro" na mesa e condenar veementemente todos os abutres que se estão a apossar da riqueza do nosso país para proveito próprio, e a porem em perigo o futuro de Timor-Leste, principalmente as vidas da nossa maior riqueza, as crianças timorenses.
 
O nome Taur Matan Ruak é grande e nobre demais para ser associado com esta quadrilha de ladrões e corruptos que descaradamente se têm usurpado dos bens e da riqueza do país para beneficio próprio. Enquanto eles se enchem e vivem uma vida de estrelas de cinema de Hollywood, o nosso povo vai morrendo lentamente de fome, doenças e de mais outras maleitas graves.
 
Mas que país é este que permite a uma mera ministra das Finanças de construir uma residência oficial com o dinheiro do povo timorense no valor de 1.5 milhões de dólares, carros de luxo para os deputados e outras regalias absurdas e consente que as nossas crianças se sentem descalças no chão na escola e que apenas lhes seja dado um prato de arroz seco como merenda escolar? Já para não entrar em pormenores da miséria do setor da Saúde e de crianças que em vez de estarem na escola estão a acartar água e a venderem frutas e vegetais pelas ruas...
 
Para mim Sr. Presidente da República, quem se atreve a tratar os meninos timorenses desta forma tão cruel e desumana só tem um nome, CRIMINOSOS! E criminosos são também aqueles que se encontrando numa posição de poder se calam, porque...Quem cala, consente! Desculpe a minha sinceridade, mas a minha consciência não me permite calar.
 
Se a casa de 1.5 milhões de dólares estivesse a ser construída para Taur Matan Ruak, Xanana Gusmão, Lere Anan Timur, Lu-Olo e outros heróis timorenses que passaram o "pão que o diabo amassou" nas montanhas do país durante 24 anos, eu calava-me, reduzia-me à minha insignificância porque na minha opinião, eles merecem, se merecem!
 
Mas a ministra Pires, quem é ela para desfalcar os cofres do Estado em 1.5 milhões de dólares para construir uma residência oficial? Quem é ela? Ninguém, na minha opinião!
 
Não me digam que vocês, os grandes homens de Timor que lutaram tão heroicamente durante 24 anos, afinal não passam de paus-mandados da Emília Pires? Temos de admitir que assim parece.
 
Quem põem e dispõem a seu bel-prazer do dinheiro e da riqueza de Timor-Leste é a senhora Pires e o seu irmão, Alfredo Pires, dá-me a impressão de que eles os dois são na verdade os donos de Timor-Leste e que o senhor primeiro-ministro e o Presidente da República são meros lacaios e marionetas nas mãos deles. Que vergonha...Foi para isto a vossa heróica luta de 24 anos?
 
Para hoje verem este povo a sofrer monstruosamente, um país à beira do abismo e a caminhar a passos largos para um Estado Falhado, e apenas meia dúzia de macaquinhos a beneficiarem e bem, da riqueza que pertence ao povo timorense? Não acredito...
 
Senhor Presidente, ao olhar para a foto daquelas crianças a comerem um manco de arroz seco, sentadas naquelas carteiras velhas e numa escola que mais parece um curral de porcos, eu fico revoltada, parte-me o coração e tenho vergonha de ser timorense, estas crianças podiam muito bem ser os meus filhos. O meu povo NÃO merece ser tratado desta maneira, não merece mesmo!
 
Quem lhe trata com tanta crueldade e desprezo, não é timorense, e por este motivo não deveria estar a ocupar um cargo dentro do governo deste país.
 
Até agora o Orçamento Geral do Estado (OGE) vai beneficiar apenas os mesmos, os tais sacanas oportunistas (macaquinhos), vamos lá ver quais são as migalhas envenenadas que vão ofertar ao povo desta vez.
 
Cabe ao Presidente da República promulgar ou não o OGE e evidentemente que ao decretar vai passar um atestado de confiança ao governo, mas irá o General Ruak aprovar um orçamento que apenas vai beneficiar a " elite" e mais uma vez ROUBAR ao povo timorense tudo aquilo a que ele tem direito e merece?
 
Se Taur Matan Ruak aprovar um OGE que apenas vai beneficiar a " máfia" que está no poder, então, a fome e a miséria que este povo irá de novo estar sujeito, terá infalivelmente mais um culpado...Não acredito, mas estando já escaldada das sacanagens, é ver para crer!
 
Uma das frases que eu mais gostei da campanha eleitoral do Sr. Presidente e me fez acreditar que o General Ruak era diferente e que era um homem honesto, nobre e honrado foi," Ita la’os beik, halo to’os hotu tiha, ita ba tur hateke no lekirauk mak han”, " Nós não somos ignorantes, fazemos a horta e vamos sentar e ver os macacos a comerem".
 
Um ano depois de esta frase ter sido proferida por Taur Matan Ruak, é com muita tristeza e revolta que eu continuo a ver os macacos a comerem da horta que os meus irmãos timorenses plantaram, com tanto sacrifício...
 
Está na hora de EXPULSAR estes macacos das hortas e os timorenses colherem o que eles plantaram com tanto sangue e sofrimento, está na hora Sr. Presidente!
http://paginaglobal.blogspot.pt/2012/12/sempre-fartar-xananada-timor-leste.html?spref=fb

Sem comentários:

Enviar um comentário