quinta-feira, 29 de novembro de 2012

restauro polémico

Santa restaurada ficou com cara de "Barbie"

Publicado às 00.21

 
 112 10 0
Um restauro numa imagem de Santa Bárbara, instalada numa capela em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, deformou as feições da figura, deixando-a com cara de "Barbie", denunciou o historiador brasileiro Milton Teixeira.
 
foto DR
Santa restaurada ficou com cara de "Barbie"
Antes e depois do restauro
 

"Venho fotografando a santa há 20 anos e a última vez que fui lá, no dia 24 de novembro, levei um susto. Primeiro pensei que tinham trocado a santa. Fizeram uma 'lambança' [trabalho desajeitado], transformaram Santa Bárbara na bonequinha Barbie", declarou Teixeira em entrevista à Lusa pelo telefone.
Segundo a descrição do historiador, a imagem sofreu pinturas que descaracterizam o seu tom de pele, um contorno excessivo nos olhos, reforço na cor da boca, entre outras modificações, que podem ser consideradas um "crime" ao património histórico brasileiro.
"Botaram batom, fizeram sobrancelha, botaram rímel, acabaram com a santa. E era uma santa com 200 anos, ainda estava com a carnação original, só a recuperação dessa carnação primitiva, vai levar um tempo gigantesco", queixa-se o professor, que não descarta a possibilidade de a santa ter origem portuguesa.
"A imagem provavelmente veio de Portugal - mas isso eu não posso botar minha mão no fogo - mas pelo tamanho dela, pelas feições, bem lusitanas, eu acreditaria que ela veio de Portugal", considera.
Ler Artigo Completo (Pág.1/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário