segunda-feira, 19 de novembro de 2012

cá como lá gozam com o povo (Timor Leste)

Segunda-feira, 29 de Outubro de 2012

Residência oficial de Emília Pires custou ao povo timorense 1.5 milhões de dólares

.
Residência oficial da ministra das Finanças
Lisa Fernandes 
De acordo com uma fonte próxima do ministério das Finanças, a residência oficial da ministra Emília Pires, situada em Motael, custou ao povo timorense a "módica" quantia de um milhão e meio de dólares americanos, foi-me dito também que quem está a construir é um amigalhaço da senhora ministra, Filomeno Andrade. 
Enquanto ainda estava a tentar "digerir" esta informação da obscenidade da Emília Pires, eu lembrei-me de que Ramos-Horta participou numa noite de beneficência organizada pelas irmãs Carmelitas, em Melbourne, Austrália, onde angariaram a astronómica quantia de 130 mil dólares, que irá ter como fim ajudar os estudantes de Zumalai. 
 "... Este dinheiro vai construir três novas salas de aula na Escola Primária Católica em Zumalai; um lar para acomodar 15-20 crianças das aldeias da periferia, muitas destas crianças caminham cerca de duas horas por dia para frequentar a escola e ainda dez bolsas de estudo de nível superior para jovens adultos para frequentarem uma escola técnica ou uma universidade". 
Embora admire muito os esforços de Horta, as duas situações que escrevi em cima são um paradoxo, não são? São, são... 
Como é que é possível que tenhamos de nos sujeitar à caridade de estrangeiros para obtermos 130 mil dólares, para ajudarmos na educação das crianças timorenses, quando a ministra das Finanças tem direito a uma residência oficial, paga com o dinheiro de todos os timorenses, no escandaloso valor de 1.5 milhões de dólares americanos? Absurdo, simplesmente absurdo! 
Enquanto a medíocre da ministra das Finanças tem o direito a uma vida de luxúria à custa do dinheiro deste povo pobre e miserável , o canalha do ministro da Educação pomposamente anunciou que o problema da merenda escolar já tinha sido resolvido, alocaram 15 cêntimos diários para cada estudante! Escandaloso! Imoral! Cruel! 
A maioria da população é tão pobre que muitas vezes não tem NADA vezes NADA para comer. Entre esta gente FAMINTA E POBRE encontram-se milhares e milhares de crianças inocentes, muitas delas já estão CONDENADAS por este governo a viver desnutridas e muitos destes meninos sofrem de raquitismo, uma doença extremamente grave que vai deixar sequelas irreversíveis na vida destas crianças. Infelizmente, a situação atual do povo tende a agravar e não a melhorar, como nos mentem descaradamente. 
Os "governantes" continuam a pretender que Timor é um paraíso e a trampa do crescimento económico de dois dígitos (já mete nojo esta conversa) é a medida pela qual se regem, para dizerem ao mundo que são fantásticos, que Timor-Leste é o país das maravilhas. Enquanto isso, a população vai padecendo das mais graves maleitas e é impedida de usufruir de bens básicos de sobrevivência a que tem direito, como a água potável, alimentação, habitação condigna, canalização e cuidados médicos. 
Emília Pires para o Orçamento Geral do Estado para 2012 apenas alocou três milhões de dólares (seis no total) para a Educação e Saúde, e o Estado timorense constrói uma residência oficial para esta medíocre habitar, no valor de um milhão e meio de dólares americanos? Descaramento! Desumanidade! 
Os 130 mil dólares australianos que Ramos-Horta angariou na Austrália vão ajudar em tantos aspetos a melhorar a vida de algumas crianças e de alguns jovens, imaginem o que poderia ajudar a quantia que foi alocada para a residência oficial da ministra das Finanças. 
José Ramos-Horta no seu discurso em Melbourne disse no tocante à Educação em Timor-Leste o que muitos veem, mas que cobardemente não vomitam cá para fora, ele não teve papas na língua e a bem do povo timorense, eu tenho a esperança de que ele continue a falar e a denunciar, porque o mundo acredita nele! Mas cuidado... Em baixo uns excertos do discurso de Ramos-Horta. 
"O sistema de ensino do governo está a falhar as crianças e a falhar o futuro de Timor Leste", acrescentou." 
 "Outra grande questão importante que tem tido um impacto no sistema de ensino em Timor-Leste é a contínua disputa sobre as "línguas maternas". Enquanto o debate sobre as "línguas maternas" continua, milhares de crianças estão a perder uma educação vital devido à falta de professores, salas de aulas em que um professor está a tentar ensinar turmas de 100 ou mais alunos, ou então um dos maiores problemas que Timor-Leste está a enfrentar, as crianças não vão à escola devido à pobreza básica." 
As causas do insucesso escolar em Timor-Leste são a falta de infraestruturas nas escolas, FOME e a MISÉRIA que afligem os alunos timorenses, essa é que é a grande verdade, alguns camuflam este problema com as línguas oficiais, porque existem pessoas sem escrúpulos a quem interessa que seja assim. Enquanto não combaterem estas pragas que infetam diariamente as nossas crianças nada vai mudar, NADA! PAREM DE MENTIR, SEUS SACANAS! 
 Tinha muitas esperanças de que este governo pudesse ser diferente do da AMP (ingenuidade a minha...), mas infelizmente, pelo andar da carruagem, a merda é a mesma, senão pior!


Residência da ministra das Finanças ainda vai criar polémica dentro do país

.

Suara Timor Lorosae - Segunda, 19 de novembro de 2012 - Tradução de TIMOR HAU NIAN DOBEN 
Díli - A representante do povo no Parlamento Nacional, a deputada da bancada do CNRT, Brígida Correia, afirmou que até agora o povo vive na pobreza e na miséria, por este motivo, a residência da ministra das Finanças (MF) ainda vai criar polémica no país. 
A deputada Brígida fez estas declarações relativamente à residência da ministra das Finanças que tem três andares e um elevador. De acordo com ela, o povo ainda vive na pobreza e na miséria, "Este é que é um grande problema, o povo viver ainda nestas condições mas, nós fazemos casas como a da MF". 
Porque a ministra das Finanças não é um cargo permanente, este caso ainda vai criar polémica dentro do país, principalmente com o nosso povo, que ainda vive na pobreza e na miséria mas, nós gozamos em cima do povo, isto é o que eu pessoalmente questiono", declarou a deputada Brígida ao STL na passada segunda-feira, no Parlamento Nacional. 
 De acordo com ela (deputada), não há nenhuma diferença entre a ministra das Finanças e os outros órgãos de soberania, por este motivo ela apela ao governo para refletir este problema porque o povo ainda enfrenta muitos problemas.
  
,

Sem comentários:

Sem comentários:

Enviar um comentário