terça-feira, 27 de novembro de 2012

boletim fle

logo_fle_1pequeno


Educar em democracia não é mesmo que educar para a democracia. Apesar disso, ambas as práticas são interdependentes e exigem um conjunto de pilares, dos quais fazem parte o rigor, a transparência, a seriedade e a informação, de forma a que a cidadania consciente se possa concretizar e, com base nela, os cidadãos possam efectuar as suas escolhas, participando de forma plena no futuro do seu País.

Ora na educação não é isto que existe. Temos um Estado que assume simultaneamente os papéis de juiz e de réu, funcionando como gestor das escolas, fornecedor de serviços e catalizador de todo o sistema. Aos cidadãos, não só aos alunos e às suas famílias, como também aos que dirigem as escolas e aos professores, está vedada a liberdade de poderem escolher...

Como infelizmente se sabe, ainda não existe liberdade nas escolas Portuguesas e isso, conforme se vê, impede o exercício da cidadania e, por extensão, impede a concretização de uma democracia plena. Clique AQUI e reveja o filme "Um Sistema Educativo Livre" no Canal FLE.


Diário de Educação
clique para conhecer todas as novidades do sector da educação

FLE - Fórum para a Liberdade de Educação
O FLE no Facebook
Canal FLE no Youtube
Documentos FLE
Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos
Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Modificar a sua subscrição
Remover subscrição

Powered by Joobi

Sem comentários:

Enviar um comentário