terça-feira, 20 de novembro de 2012

boletim fle 20 nov 2012

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Mais de 38 anos depois de a Liberdade ter sido instaurada em Portugal, e depois de discussões sem fim sobre a sua aplicabilidade às mais diversas áreas e sectores da vida Nacional, quase parece absurdo pensar que essa mesma Liberdade ainda não chegou à educação e às nossas escolas... Mas o certo é que ainda não chegou.

Mercê de um centralismo antiquado, que desvirtua a realidade educativa e constrange a autonomia do sector, as nossas escolas estão impedidas de gerir livremente os seus recursos, de recriar as suas equipas, de repensar as estratégias pedagógicas mais adequadas aos seus alunos e, enfim, de se adaptarem de forma livre às necessidades efectivas de mudança, pragmatismo e progresso de que Portugal tanto necessita.

Uma escola autónoma é uma escola que alcança uma maior qualidade, sendo que essa qualidade é medida pelo valor acrescentado que o seu plano educativo trás para as suas crianças e pela sua efectiva evolução em termos de aprendizagens.

Educação em Liberdade e pela Liberdade, assente na responsabilidade acrescida que dela depende, é o único caminho que garante a Portugal um desenvolvimento sustentado e significante. Conheça aqui a relação entre "Autonomia & Liberdade" e aqui as implicações da "Autonomia nas Escolas".

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