sexta-feira, 23 de novembro de 2012

alunos portugueses descobrem...





Alunos portugueses descobrem três novos asteroides

Publicado em 2012-11-19

 381 28 1
Três novos asteroides (pequenos planetas) foram descobertos por alunos de duas escolas portuguesas no âmbito do projeto "International Astronomical Search Colaboration".
foto dr
Alunos portugueses descobrem
                                    três novos asteroides
Alunos da Secundária D. Maria II, de Braga
Os jovens "cientistas" portugueses fazem parte de um projeto internacional de "pesquisa de asteroides" - apoiado pela Universidade Hardin-Simmons do Texas - que visa "envolver alunos em projetos ligados à ciência", explicou Ana Costa, a coordenadora da iniciativa em Portugal, em entrevista telefónica à agência Lusa.
Os pequenos descobridores dos três asteroides são alunos da Escola Básica de Vilar de Andorinho, Gaia, com idades entre os 11 e 12 anos, e da Escola Secundária D. Maria II, de Braga, com idades entre os 15 e 17 anos. Dois dos asteroides foram descobertos pela equipa de Vilar de Andorinho e um terceiro asteroide foi identificado pela equipa da escola de Braga.
A descoberta dos asteroides no âmbito do projeto intitulado International Astronomical Search Collaboration (IASC) foi fruto da captação de imagens "do céu noturno pelo Observatório Astronómico dos EUA". Estas imagens são enviadas imediatamente no dia seguinte para as escolas portuguesas e tratadas pelos estudantes com a ajuda de um "software" especial de astronomia, explicou a professora.
Nas observações, os alunos sabem que as estrelas não se movimentam, mas quando identificam corpos celestes em movimento também sabem que podem ter conseguido descobrir asteroides, ou seja, restos de formação do sistema solar que refletem a luz que recebem das estrelas.
A participação de Portugal no projeto internacional faz-se através do Núcleo Interativo de Astronomia, uma instituição sem fins lucrativos criada em 2001 por astrónomos profissionais e amadores e cujos objetivos são a divulgação e o ensino da Ciência, em particular da Astronomia e Astrofísica.
Os três asteroides vão ser batizados pelo Minor Planet Center, num processo que pode demorar "vários anos", o tempo necessário para determinar o tamanho ou a trajetória, acrescentou.
__._,_.___
n diálogos lusófonos

Sem comentários:

Enviar um comentário