quinta-feira, 6 de setembro de 2012

RADIO KIGS

KIGS: rádio histórica portuguesa fecha nos Estados Unidos

Publicado: 2012-09-06 11:46:12 | Actualizado: 2012-09-06 11:46:12
Por: Luciano Barcelos
KIGS: rádio histórica portuguesa fecha nos Estados Unidos


A KIGS, única estação que emitia em português no sul do Vale de San Joaquin, na Califórnia, deixou de emitir a 31 de julho.



De acordo com o escritor açoriano Líduino Borba, que tem acompanhado a vida da comunidade açoriana na costa oeste dos Estados Unidos, "esta era a única ligação radiofónica, principalmente da zona sul do Vale de San Joaquin, que a nossa comunidade portuguesa tinha com o seu país. Muitos aparelhos de rádio em casa, e nos carros, passavam o dia ligados a sintonizar esta emissora, e aqui obtinham toda a música e informação portuguesa".

Intitulado "Ondas do Atlântico", o programa da manhã desta estação era produzido a partir da freguesia de Santa Bárbara, na ilha Terceira, pelo radialista Hildeberto Rocha.

Dificuldades económicas e desentendimentos entre herdeiros terão levado ao fecho da KIGS, que emitia em onda média a partir da localidade de Hanford.

Alguns produtores independentes desta estação, como Euclides Álvares, Osvaldo Palhinha e João Manuel Dias juntaram-se num novo projeto, que apenas emite via internet emhttp://www.radioportugalusa.com/ ou www.radiolusalandia.com.

A KIGS emitia programas da Antena 1 Açores como o Filarmonia e o Gente Franca.

Multimédia RTP/Açores com Líduino Borba.

Sem comentários:

Enviar um comentário