terça-feira, 18 de setembro de 2012

expo em são paulo dedicada a portugal


20ª Expo São Roque, no estado de São Paulo, é dedicada a Portugal

A temática do evento, a decorrer de 12 de outubro a 4 de novembro, destacará da colônia portuguesa residente na região sua cultura, as influências gastronômicas, a música, o vinho e a alcachofra, num cenário que evoca Portugal
Brasília - A 20ª edição da Expo São Roque, município no estado de São Paulo, a cerca de 60 quilômetros da capital paulista, é dedicada neste ano a Portugal.
A temática destacará da colônia portuguesa radicada na região, desde a fundação da primeira fazenda, em 1657, sua cultura, as influências gastronômicas, a música, o vinho e a alcachofra, segundo a organização do evento.
O evento decorrerá de 12 de outubro a 4 de novembro, às sextas, sábados, domingos e feriados, 10h às 22h, no Recanto da Cascata.
"A temática portuguesa tem tudo a ver com São Roque e sua história. Acolhemos uma grande parte das colônias portuguesas no Brasil e muitos de nós somos descendentes das tradicionais famílias lusitanas", diz Cláudio Góes, presidente do Sindusvinho, organizador do evento.
O projeto de arquitetura e urbanismo da 20ª Expo São Roque foi desenvolvido pelo arquiteto Tanus Saab. Ao chegar ao evento os munícipes sentirão um pedacinho de Portugal em São Roque. O espaço principal do recinto lembrará a Praça do Comércio ou Terreiro do Paço, ponto turístico da capital Lisboa, aonde as riquezas do Brasil chegavam no período imperial.
Os jardins contam com a inspiração dos grandes jardins europeus, com um toque de brasilidade, unindo as oliveiras, árvores comuns do país que nos colonizou, com plantas e ervas mais finas, como o alecrim. Para completar, flores tropicais brasileiras marcam a fusão histórica entre os dois países.
Um Galo de Barcelos, com quatro metros de altura, shows de dança portuguesa, apresentação do novo CD da cantora fadista Ciça Marinho, dia 21 de outubro, às 14h, gastronomia e a tradicional pisa da uva ao som da música portuguesa, todos os dias às 17h, fazem parte das atrações anunciadas.
Do programa faz parte o musical "Ei-los que partem! Uma história portuguesa, com certeza", que fará uma homenagem especial a Portugal. A história lembrará as festas, as danças, os sentimentos, as relações de solidariedade, a fé, o amor, a dor, e a esperança dos portugueses que vieram para o Brasil.
A peça "O Anel Que Tu Me Deste", baseada no folclore, é uma das atrações prometidas às crianças pelo Grupo de Teatro Ponta da Areia, e está anunciada para dia 12 de outubro, com apresentações às 13h e às 19h. A par do teatro, a criançada poderá também assistir ao Festival de Talentos, do Anjo das Marionetes, também dia 12 de outubro, às 12h.
Confira a programação completa no site: www.exposaoroque.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário