quarta-feira, 5 de setembro de 2012

encontros de baucau

Notícias

Timor-Leste: “Encontros de Baucau” prometem continuar

alt
Artes, Letras e Cidadania foram os eixos da programação dos primeiros “Encontros de Baucau”, que decorreram entre 29 de julho e 7 de agosto, com atividades em diferentes cidades de Timor-Leste. O cinema registou grande afluência de público em Díli, Baucau e Venilale e, no domínio das Letras, o ponto alto foi uma sessão subordinada ao tema “Conversa com Takas” com a presença do escritor timorense Luís Cardoso, moderada por João Paulo Esperança, antigo leitor de língua portuguesa do Instituto Camões.

As atividades na vertente da Cidadania contaram com a colaboração de ONGs locais e versaram sobre proteção ambiental, problemática social da juventude timorense, violência doméstica e aleitamento. Facto a realçar, foi a atribuição de bolsas de estudo pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Na sessão de encerramento, D. Basílio do Nascimento, bispo de Baucau, frisou a importância em dar continuidade aos “Encontros de Baucau” em próximas edições, com a expectativa de alargar o âmbito a outros países de língua portuguesa, além de Portugal e do Brasil.

Recorde-se que esta primeira edição dos Encontros, foi uma iniciativa dos eurodeputados Ana Gomes e Rui Tavares, que contou com o apoio de várias entidades, entre as quais o Instituto Camões, através do Centro Cultural Português em Díli. Teve também grande recetividade junto dos órgãos de poder de Timor-Leste, tendo asessão de abertura sido protagonizada pelo Presidente da República, Ramos Horta, e encerrada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Zacarias da Costa.


Sem comentários:

Enviar um comentário