sábado, 8 de setembro de 2012

Centro Dramático de Évora NO BRASIL

A companhia profissional do Centro Dramático de Évora – ex-Centro Cultural de Évora – foi aquela que eu, sendo então chefe do Departamento de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura, ajudei a criar, como experiência de efetiva descentralização, e de que foi primeiro diretor o encenador micaelense Mário Barradas, logo a partir de 1974. Mas só em 2009, sendo o Cendrev dirigido por José Russo, uma peça minha – O Rosto Levantado – entraria no repertório da companhia, mais de 30 anos depois de ter sido escrita. (O que não deixa de ser curioso, atendendo a que entretanto, me fui tornando um dramaturgo de carreira verdadeiramente internacional.) E se quiser conhecer melhor alguns pormenores do percurso artístico do nosso Mário Barradas, – já que se dedicava ao teatro nos tempos juvenis de Moçambique e de Timor –, dê uma vista de olhos pela biografia dele na Wikipédia. )))
Ora, muito gentil esta ideia de uma companhia teatral portuguesa ir em digressão ao Brasil com uma peça brasileira. Esperemos que alguma vez, em contrapartida, alguma companhia brasileira nos dê o gosto de a ver representar, em digressão em Portugal, uma peça portuguesa.
NORBERTO ÁVILA
**********************************
Início da mensagem reenviada:

Cendrev em digressão no Brasil

“O ABAJUR LILÁS”
de Plínio Marcos
Entre 7 e 21 de Setembro, o Cendrev participa na sétima edição do Circuito de Teatro em Português de São Paulo com o seu mais recente espectáculo – “O Abajur Lilás”, de Plínio Marcos. As três sessões já confirmadas da digressão brasileira têm lugar nos dias 8, 10 e 13 de Setembro, no Teatro APCD (em São Paulo) e nos Teatros Municipais de Mauá e de São Carlos, cidades do mesmo Estado.
“O Abajur Lilás”, uma co-produção Cendrev/Escola da Noite, estreou em Évora a 19/04/2012, fez uma temporada em Coimbra em Maio/Junho e apresentou também duas sessões em Braga depois de participar na 5ª edição do Festival das Companhias da Descentralização.
“O Abajur Lilás” é a história de três prostitutas que partilham o quarto onde vivem e trabalham. O proprietário do prostíbulo exerce pressão sobre elas para que aumentem a produtividade, socorrendo-se sempre que necessário de Osvaldo, o seu capanga. Considerada como a mais incisiva das peças que analisaram a situação brasileira durante a ditadura que se seguiu ao golpe de Estado de 1964, “O Abajur Lilás” foi escrita (e proibida pela primeira vez) em 1969. Em 1975, depois de uma segunda proibição, viria a tornar-se uma bandeira em defesa da liberdade de expressão e contra as diferentes formas de opressão. O crítico brasileiro Sábato Magaldi salienta a universalidade do tema que percorre toda a obra: é “um contundente veredicto contra o poder ilegítimo”. Tal como todas as outras peças de Plínio Marcos, “O Abajur Lilás” está escrito numa linguagem marginal e com a gíria específica de Santos (São Paulo), de onde ele era natural.
Propositadamente, esta versão respeita o texto original praticamente na íntegra. Porque seria impossível fazer uma adaptação ao “português de Portugal” sem afectar a estrutura original da peça e porque este português amplo oferece ao espectador um conjunto de palavras e expressões pouco utilizadas na linguagem do dia a dia (mesmo no Brasil) mas que fazem parte da diversidade da língua portuguesa, que muitas vezes é esquecida. Este factor foi decisivo para o convite feito pelo Circuito de Teatro em Português. Para além das três apresentações do espectáculo, o programa da digressão inclui a realização em São Carlos de uma oficina para actores, no dia 12 de Setembro, dirigida pelo encenador do espectáculo, António Augusto Barros.

À semelhança do que aconteceu em 2010, serão realizadas conversas com os espectadores no final de cada sessão. São momentos particularmente ricos, de troca de visões e experiências, que nos permitem contextualizar o nosso trabalho, falar sobre o teatro português e ficar a conhecer melhor a realidade cultural e teatral brasileira. Desta vez com o interesse adicional de se tratar de um texto brasileiro, representado em “brasileiro”, por portugueses.

O Circuito, que se realiza anualmente desde 2006, é uma organização da companhia de teatro Dragão7, integralmente dedicada ao teatro de língua portuguesa. Para além d'A Escola da Noite, do Cendrev e do grupo anfitrião, participam na edição de 2012 a Companhia de Teatro de Braga, o Teatro Art'Imagem, o Teatro Constantino Nery, o Peripécia Teatro e a Companhia Chão de Oliva (Portugal), o Grupo Lareira (Moçambique), o Elinga Teatro (Angola), o Grupo Bibi Bulak (Timor-Leste) e o grupo Contadores de Mentira (Brasil).

A apresentação de “O Abajur Lilás” conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes, no âmbito dos apoios à internacionalização, abertos pela primeira vez em Maio deste ano.

"O Abajur Lilás" de Plínio Marcos no VII Circuito de Teatro em Português de São Paulo encenação António Augusto Barros interpretação Ana Meira, José Russo, Maria João Robalo, Miguel Magalhães e Rosário Gonzaga cenografia João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano figurinos Ana Rosa Assunção desenho de luz António Rebocho banda sonora André Penas produção A Escola da Noite / Centro Dramático de Évora (Cendrev) São Paulo 8 de Setembro, sábado, 21h00 Teatro da APDC informações e contactos: Teatro da APDC, Rua Voluntários da Pátria, 547 – Santana – São Paulo/SP CEP 02011-000 Tel: + 55 11 2223-2474 cultural.social@apcdcentral.com.br Mauá 10 de Setembro, segunda-feira, 21h00 Teatro Municipal informações e contactos: Teatro Municipal de Mauá, Rua Gabriel Marques, 353 – Centro – Mauá/SP CEP 09370-575 Telefone/fax: + 55 11 4555-4142 programacao.teatromunicipal@maua.sp.gov.br São Carlos 13 de Setembro, quarta-feira, 20h00 Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão informações e contactos: Teatro Municipal de São Carlos Dr. Alderico Vieira Perdigão, Rua Sete de Setembro, 1735 – São Carlos/SP Telefone: + 55 16 3371-4339 teatro@saocarlos.sp.gov.br Oficina para actores e estudantes de teatro São Carlos, Teatro Municipal, 12 de Setembro, 14h00 - 18h00 Todos os espectáculos com entrada gratuita

Cendrev
Teatro Garcia de Resende
Prç. Joaquim António de Aguiar
7000-510 Évora
Portugal
Telefone: (00351) 266703112
Fax: (00351) 266741181

Sem comentários:

Enviar um comentário