terça-feira, 18 de setembro de 2012

cabo verde ano escolar


CABO VERDE

Começa em Cabo Verde o novo ano lectivo

Enquanto o número de alunos do ensino pré-escolar aumentou, este ano registou-se uma diminuição de efetivos no ensino básico e manteve-se estável no secundário, tendência que se vem registando nos últimos cinco anos.
Praia - O novo ano letivo em Cabo Verde arranca oficialmente esta segunda-feira com um total de 143.747 alunos nos três primeiros níveis de ensino (pré-escolar¸ básico e secundário) e um corpo docente constituído por 6.903 professores.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação e Desporto (MED), do total, quase 24.000 alunos estão inscritos no ensino pré-escolar, 65.000 no básico e 54.000 no secundário.
Em relação ao ano letivo anterior, regista-se um aumento de mais 477 alunos, devido essencialmente a um crescimento de 16,6 porcento registado na educação pré-escolar, ou seja aproximadamente mais dois mil alunos face ao letivo de 2011-2012 (21.833).
Ao apresentar os dados relativos ao ano letivo 2012-2013, o diretor-geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do MED, Pedro Brito, explicou que este aumento demonstra uma inversão da tendência nesse nível de ensino, tendo em conta que, nos últimos anos, havia reduções nas entradas no pré-escolar.
Enquanto o número de alunos do ensino pré-escolar aumentou, este ano registou-se uma diminuição de efetivos no ensino básico e manteve-se estável no secundário, tendência que se vem registando nos últimos cinco anos.
Com o lema "Juntos por uma Educação e um Desporto de Qualidade", o ano letivo que ora inicia vai, nas palavras de Pedro Brito, ser marcado pela consolidação das inovações introduzidas nos anos anteriores, assim como pela introdução de outras alicerçadas em quatro pilares fundamentais para o reforço da ualidade nos sistemas educativo e desportivo, designadamente "a responsabilidade, a honestidade intelectual,  a transparência e a excelência".
O MED lançou também neste ano letivo, que termina a 20 de julho de 2013, novos manuais escolares para o primeiro ano do ensino básico, assim como foram introduzidos novos programas.
Segundo o diretor-geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do MED, a generalização de novos programas de ensino, de guias do professor e de manuais do aluno insere-se no âmbito da reforma curricular que o Ministério tem em curso na sequência da aprovação do decreto legislativo que revê as bases do sistema educativo.
De acordo com o MED, os novos manuais apresentam uma ilustração apelativa, com cores vivas e agradáveis e imagens extraídas da realidade sociocultural cabo-verdiana. Os mesmos utilizam ainda uma abordagem interativa que estimula a autoaprendizagem e a autonomia do aluno.
Até o ano passado, os alunos do primeiro ano de escolaridade estudavam com apenas dois livros, sendo um de Matemática e outro de Língua Portuguesa. Com os novos programas de ensino, vão ter mais um manual, o das Ciências Integradas.
O Governo pretende também continuar a implementar o Programa "Mundu Novu" (Mundo Novo) nas escolas do país, estando previstas ações de formação para os professores e a disponibilização de mais "kits" tecnológicos, com vista a alargar a "experiência piloto" de informatização dos estabelecimentos de ensino do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário