quarta-feira, 12 de setembro de 2012

brasil e professores

Brasil pode receber professores desempregados

por Lusa, publicado por Graciosa SilvaOntem

Alguns reitores das universidades portuguesas propuseram ao Brasil a receção de professores portugueses no desemprego, mas aquele país ainda não deu nenhuma resposta oficial sobre a proposta, disse hoje a coordenadora geral do Programa de Licenciaturas Internacional (PLI).

Questionada pela Lusa sobre se o Brasil estaria disponível para receber docentes portugueses que estão desempregados e que se disponibilizariam a ir trabalhar para o país, a coordenadora geral do PLI adiantou que o facto foi pensado e inclusivamente "proposto por alguns reitores das universidades portuguesas".

"De facto, isso já foi apresentado como proposta, mas não temos ainda nenhuma ação concreta para que ela possa ser implementada no Brasil", acrescentou Rossana de Silva, recordando que tal proposta envolve questões relacionados com o "Ministério do Trabalho" ou "programas de bolsas para enviar professores".

Segundo Rossana de Silva, não existe ainda nenhuma posição oficial do Brasil em relação a essa sugestão, havendo, contudo, "uma indicação por parte de Portugal dessa possibilidade".

O Programa de Licenciaturas Internacionais é um programa brasileiro que surgiu "pela falta de professores na Educação Básica, em áreas tão diversas como química, física, matemática, biologia, português, artes e educação física.

A partir do atual letivo de 2012/2013 há estudantes brasileiros a participar no programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) em 11 universidades portuguesas, mas o projeto-piloto arrancou há três anos, na Universidade de Coimbra.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2763894

Sem comentários:

Enviar um comentário