quinta-feira, 30 de agosto de 2012

4 universidades portuguesesas entre as melhores


Quatro universidades portuguesas nas 400 melhores do mundo

Universidades de Aveiro, Porto, Coimbra e Nova de Lisboa distinguidas pela revista Times Higher Education

Por: tvi24 / SM  |  6- 10- 2011  16: 15
 
Estudantes
Quatro universidades portuguesas fazem parte das 400 melhores instituições de ensino superior a nível mundial, segundo o ranking da revista Times Higher Education (THE), divulgado esta quinta-feira.

A Universidade de Aveiro é a que surge numa posição mais alta, em 304ª lugar, seguida pela Universidade do Porto, que ocupa a 333ª posição. A Universidade de Coimbra está no 355º lugar e a Universidade Nova de Lisboa ocupa a 381ª posição.

Este ano, a THE ampliou o ranking, de 200 para 400 instituições. A liderança continua a ser dos Estados Unidos, mas trocou de mãos, em relação ao ano passado: o California Institute of Technology (Caltech) passou do 2º para o 1º lugar, ultrapassando a Harvard University. Das dez mais bem colocadas, sete são americanas: Stanford University, em 3º lugar; Princeton University, em 5º lugar; MIT, em 7º; University of Chicago, em 9º; e University of California, em Berkeley, em 10º lugar. Completam o top 10 três universidades britânicas: University of Oxford, em 4º lugar; University of Cambridge, em 6º; e o Imperial College London, em 8º lugar.

No total das 400 universidades, a Europa lidera com 175 instituições, segue-se a América do Norte com 131, a Ásia com 60, a Oceânia com 27, África com 4 e América do Sul com 3.

O ranking baseia-se em critérios como ambiente de ensino; número, resultado e reputação de pesquisas feitas na instituição; número de citações em jornais e artigos científicos; inovação e articulação com a indústria; e presença internacional de estudantes, professores e investigadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário