terça-feira, 24 de julho de 2012

lusofonia na china


Assinada parceria entre universidades para promover cultura lusa na China

24 de Julho, 2012
Uma parceria para promover acções culturais, educativas e científicas por universidades e outras instituições portuguesas na Republica Popular da China é assinada hoje, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.A parceria envolve ainda o Instituto Camões e várias universidades portuguesas, visando uma colaboração «coordenada e optimizada» para a promoção da língua e da cultura portuguesas na China.
No âmbito do protocolo, os parceiros vão trocar informação regular sobre as actividades que desenvolvem naquele país, em articulação com as universidades e instituições chinesas.
O acordo prevê o reforço e consolidação das acções de cooperação com as universidades chinesas, a realização de cursos e outras actividades formativas dirigidas sobretudo a docentes chineses, e a investigação sobre o ensino e aprendizagem do português como língua estrangeira na China.
Também visa criar guias do professor sobre a metodologia de ensino do português naquele país, o apetrechamento bibliográfico de instituições do ensino superior e de investigação na China, e a criação de um sítio na web que apoie as actividades de formação de docentes chineses.
De acordo com a informação divulgada pela Gulbenkian, na assinatura do protocolo, às 17:00, na sede da Fundação, estarão os reitores da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, da Universidade do Minho, António Cunha, da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, da Universidade Nova de Lisboa, António Rendas.
Também estarão presentes os presidentes do Instituto Politécnico de Leiria, Nuno Mangas Pereira, e do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho.
A Fundação Calouste Gulbenkian estará representada pelo presidente, Artur Santos Silva, e por um dos seus administradores, Eduardo Marçal Grilo.
Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário