quarta-feira, 25 de julho de 2012

ciberdúvidas


Francisco José Viegas anuncia apoio ao Ciberdúvidas

A disponibilização de uma verba suscetível de assegurar a continuidade do Ciberdúvidas foi anunciada nesta quarta-feira, em Lisboa, pelo Gabinete do Secretário de Estado da Cultura. Transcrevemos, a seguir, o comunicado do gabinete do secretário de Estado Francisco José Viegas:
«O Gabinete do Secretário de Estado da Cultura[garante] a disponibilização de uma verba que permitirá assegurar a continuidade do portal Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, dedicado ao esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, criado há 15 anos e com 2,5 milhões de visitas por mês. O apoio destina-se a cobrir os custos relacionados com o funcionamento do portal, propriedade de uma associação sem fins lucrativos.
«Para o secretário de Estado da Cultura, "o Ciberdúvidas e o seu criador, o jornalista José Mário Costa, prestam um trabalho de inexcedível dedicação à causa pública, à língua portuguesa e aos portugueses, desde há década e meia. Trata-se de um projeto meritório como poucos, e assegurar a sua continuidade enquadra-se integralmente na nossa missão, naquilo que diz respeito à promoção e defesa da Língua".
«[...] além de dispor de um consultório para respostas às questões levantadas pelos leitores sobre ortografia, fonética, etimologia, sintaxe, semântica e pragmática, [o Ciberdúvidas] reúne ainda rubricas como uma antologia de textos de escritores de língua portuguesa de todos os tempos e espaços de debate, opinião e consulta no campo cultural do espaço lusófono, sendo acedido por visitantes de todas as partes do mundo, muito em particular dos países de língua oficial portuguesa.»

Ver mais aqui e aqui.

Na emissão de Páginas de Português de domingo, 15 de julho (às 17h00na Antena 2), tem lugar uma conversa com a linguista Teresa Lino, professora da Universidade Nova de Lisboa, a propósito do Colóquio sobre Terminologia Médica marcado para 16 e de 17 de julho na Fundação Calouste Gulbenkian
Outro tema a abordar é a origem da expressão popular «doutor da mula ruça». E o que é um webminar? Há, ou não, palavra correspondente em português?

No programa Língua de Todos de sexta-feira, 13 de julho [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)] estará em destaque a Rede de Neologia portuguesa. Em análise estará também aquilo que está a ser feito sobre a terminologia científica, no âmbito do (em elaboração) Vocabulário Comum da Língua Portuguesa.

* Hora oficial de Portugal continental.


Sem comentários:

Enviar um comentário