sábado, 14 de julho de 2012

ANO DE PORTUGAL NO BRASIL

IN DIÁLOGOS LUSÓFONOS


 Ano de Portugal no Brasil leva cultura, ciência e empresas ao outro lado do Atlântico

Em simultâneo com Ano do Brasil em Portugal


Vieira da Silva e Rui Chafes, Vasco Araújo, Joana Vasconcelos e o designer Fernando Brízio – são alguns dos nomes da programação com que Portugal se apresenta ao outro lado do Atlântico no Ano de Portugal no Brasil (APB) que se realiza em simultâneo com o Ano do Brasil em Portugal (ABP). Os dois começam e acabam em datas simbólicas: 7 de Setembro de 2012, aniversário da independência do Brasil, e 10 de Junho de 2013, Dia de Portugal.
Mas se o Brasil traz a Portugal muita cultura, com músicos e grupos de teatro, Portugal opta por mostrar “as diferentes facetas de um Portugal jovem, moderno e inovador” mas em que a vertente económica e empresarial terá grande peso. Como explicou Miguel Horta e Costa, comissário-geral do APB, na apresentação da programação esta sexta-feira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a aposta será na divulgação do que de melhor se faz em Portugal, não só na cultura, mas também nas áreas da ciência, da tecnologia e inovação, da educação e do desenvolvimento empresarial e do desporto.

Estão programados encontros de negócios direccionados para empresas portuguesas que poderão exportar produtos que o Brasil até agora importou de outros países, mostras de pequenas e médias empresas (PME), incluindo na área da tecnologia, encontros de líderes empresariais e a deslocação ao Brasil dos grandes expoentes da investigação científica de Portugal, entre outras iniciativas, referiu Horta e Costa, nomeado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Na área da educação, está programado um encontro dos reitores e responsáveis das universidades dos dois países, entre outras coisas. E, no desporto, disse o comissário sem querer “revelar os segredos, vamos explorar as nossas paixões comuns”.

Além das exposições – que incluem uma mostra de “novíssimos” artistas plásticos escolhidos por um curador brasileiro em parceria com o Centro de Arte Moderna Fundação Gulbenkian – estão programados concertos da Orquestra da Fundação Gulbenkian, o lançamento de livros de dez novos autores desconhecidos dos dois países e a edição inédita das cartas de Ofélia a Fernando Pessoa, numa iniciativa da Leya, que junta também as já conhecidas cartas do poeta a Ofélia, publicando assim a correspondência integral.

“Palavra da Memória” é o título dado à exposição no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo onde se pretende fazer o percurso da língua portuguesa no Brasil.

Inauguração em São Paulo

De Portugal, Mariza estará no espectáculo de abertura do APB na Esplanada dos Ministérios em São Paulo, ao lado da cantora Roberta Sá e da Orquestra Sinfónica do Brasil, a 7 de Setembro. Dois dias depois, a fadista portuguesa volta a actuar ao lado de Milton Nascimento no Palácio das Artes em Belo Horizonte.

A menos de dois meses da abertura, o orçamento do APB não está fechado: “Há um conjunto de projectos que estão fechados. Outros que se vão somando. Não é por isso possível neste momento dar uma verba”, disse Horta e Costa. O que foi divulgado é que APB será em grande parte financiado por grandes empresas privadas e empresas ou instituições públicas. Na lista de parceiros, estão a TAP, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Champalimaud, a Caixa Geral de Depósitos, a EDP, e muitas outras, também brasileiras.

O orçamento para o Ano do Brasil em Portugal (ABP) atingiu, até agora, cerca de 2,5 milhões de euros para uma programação marcadamente cultural com a música e o teatro, mas não só, anunciou o comissário do ABP, o actor e presidente da Fundação Nacional de Artes do Brasil, António Grassi, na apresentação da programação, ao lado de Horta e Costa, e na presença do ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas e do embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva.

Ney Matogrosso e Naná Vasconcelos

O ABP será lançado no fim-de-semana de 21, 22 e 23 de Setembro, com a inauguração de uma exposição de Hélio Oiticica no Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém. O Terreiro do Paço, em Lisboa, será palco no sábado de um grande espectáculo de Ney Matogrosso e Monobloco, já depois de durante o dia passarem por lá autores portugueses e brasileiros na Festa da Língua Portuguesa. Domingo, está programado um encontro de músicos dos dois países – Paulo Gonzo, Zeca Baleiro, Carminho, Martinho da Vila e Boss AC, sob direcção musical de Zé Ricardo.

Nos dias seguintes, o programa prevê, na música, concertos de Naná Vasconcelos em Lisboa, Coimbra e no Porto e nas artes do palco, um espectáculo de Elisa Lucinda, “Poesia falada”, entre outros espectáculos. O Chapitô acolherá uma mostra de circo brasileiro. E mais para o fim do ano, começa a Festa do Teatro Brasileiro no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, com 16 espectáculos focados no actor – Bibi Ferreira, Bárbara Paz e Marília Pêra são alguns exemplos. Fernando Caruso apresenta um espectáculo de Stand Up Comedy, com convidados de Portugal. Haverá também eventos de gastronomia e, no Espaço Brasil, criado na LX Factory em Alcântara, músicos como Luís Gonzaga, Wilson Simonal ou Tom Jobim, entre outros, serão homenageados. 


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    O espaço Diálogo_Lusófonos tem por objetivo promover o intercâmbio de opiniões
    "Se as coisas são inatingíveis... ora!/Não é motivo para não querê-las.../
    Que tristes os caminhos se não fora/A mágica presença das estrelas!" Mário Quintana
    ______________________________
    Tradução de mensagens :translate.google.pt/
    Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online

    Ainda dá tempo de encontrar companhia para passar o Dia dos Namorados!

    Super Oferta HP Elitebook 2560
    .

    __,_._,___

    Sem comentários:

    Enviar um comentário