quarta-feira, 27 de junho de 2012

museus dos açores


Visitas Virtuais

A evolução das novas tecnologias permitiu criar novas abordagens do conhecimento cultural e, consequentemente, novas interpretações dos conceitos que estavam associados às diferentes vertentes culturais.
Atualmente, o papel dos museus não é o de um expositor de objetos mas um meio de veicular o conhecimento à sociedade, através de dinâmicas e interações que estabelecem pontes entre o passado, o presente e o futuro.
Um museu não cabe dentro de si; como não cabe dentro de uma localidade, de uma comunidade ou de uma sociedade.
Um museu não se forma por si; sem o cruzamento da história, dos povos e da evolução, as peças que o integram não fariam sentido nem contariam histórias que nos deslumbram nem descodificaríamos os seus mistérios com a ajuda da ciência e do conhecimento.
Com o projeto “Visitas Virtuais aos Museus dos Açores”, a Direção Regional da Cultura pretende dar a conhecer ao mundo uma parte da riqueza do seu património cultural através da sociedade do conhecimento e da dinâmica cultural que aproxima os povos.
Este novo conteúdo do Centro de Conhecimento dos Açores integrará, numa primeira fase que se concretizará até ao final de 2012, os seguintes Museus dos Açores: Museu de Angra do Heroísmo; Museu Carlos Machado (Núcleo de Arte Sacra); Museu da Horta (Casa Manuel de Arriaga); Museu do Pico (Núcleos dos Baleeiros, da Indústria Baleeira e do Vinho); Museu da Graciosa e Museu das Flores.

Sem comentários:

Enviar um comentário