terça-feira, 19 de junho de 2012

ANGOLA APENAS NÃO RATIFICOU AO

in diálogos lusófonos

O Governo angolano é o único dos executivos de língua portuguesa que não aprovou o Acordo Ortográfico

1ABCORTO Como já timhamos dito achavamos bem que Angola ratificasse  e implementasse o novo Acordo Ortográfigo,com as modificações que fossem necessárias,por isso lamentamos que não o tenha feito, pois a lingua portuguesa é a lingua oficial do País  e como temos muitas linguas nacionais, quanto mais fácil for a sua construção em termos ortográfigos e de leitura melhor,principalmente para quem inicia a sua aprendizagem, e se for aplicado com as devidas revisões que seja já,quanto mais cedo melhor.
O Governo angolano é o único dos executivos de língua portuguesa que não aprovou o Acordo Ortográfico, após a aprovação recente do documento no conselho de ministros moçambicano, faltando ainda a ratificação do texto em dois parlamentos.
O Conselho de Ministros de Moçambique ratificou o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa seguindo o exemplo dos governos de Brasil, Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste.
O Acordo Ortográfico, que visa unificar a escrita do português, foi alcançado em finais de 1990 e deveria ter entrado em vigor em 1994, mas apenas três dos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, aprovaram quer o acordo quer os dois protocolos modificativos estabelecidos entre os países da CPLP.

O segundo desses protocolos, de 2004, previu que era suficiente a ratificação do texto por três países para que o mesmo entrasse em vigor.
Este Protocolo Modificativo foi assinado por todos os países lusófonos, mas apenas ratificado inicialmente por Brasil e Cabo Verde, tendo em Agosto de 2006 sido ratificado igualmente por São Tomé e Príncipe.
Em Portugal, o Acordo Ortográfico foi ratificado pelo parlamento a 16 de maio de 2008 e promulgado pelo Presidente da República a 21 de julho do mesmo ano.

O parlamento de Timor-Leste, país que entrou para a CPLP em 2002, ratificou o acordo em 2009.
Na Guiné-Bissau, a assembleia nacional popular aprovou o Acordo Ortográfico também em 2009.

http://www.circuloangolanointelectual.com/?p=15424

http://www.circuloangolanointelectual.com/?p=15424

__._,_.___

__,_._,___

Sem comentários:

Enviar um comentário