quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Viagem às terras de Portugal"

Peirópolis lança em São Paulo "Viagem às terras de Portugal"

Editora brasileira apresentará no próximo sábado livro de José Santos que reúne poemas sobre as impressões do autor durante sua viagem a Portugal, em 2009.
São Paulo - A editora Peirópolis lança no próximo sábado, dia 2 de junho, a partir das 15h, na Livraria da Vila, em São Paulo, o livro "Viagem às terras de Portugal", de autoria de José Santos, com ilustrações de Afonso Cruz. A obra, apoiada pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas de Portugal, reúne poemas sobre as impressões do autor durante sua viagem a Portugal, realizada em 2009.
Na apresentação do livro, haverá leitura de poemas e oficina para as crianças sobre temas portugueses, com a participação do poeta Paulo Netho.
A viagem que deu origem à obra é apresentada ao leitor por meio de poemas bem-humorados que representam momentos significativos vivenciados pelo autor. Entre eles, sua passagem pelas colinas de Lisboa, ilha da Madeira e cidade do Porto.
Curiosidades sobre a culinária típica, como o famoso sanduíche “Francesinha” à moda do seu Manuel, referências à religiosidade e à cultura e homenagens ao poeta Camões e ao escritor Gil Vicente também se converteram em poesia, marcando o percurso afetivo de José Santos pelo país luso.
As ilustrações são do premiado autor e ilustrador português Afonso Cruz, que José Santos conheceu em suas andanças. Com elas a obra ganhou uma expressiva parceria, proporcionando ao leitor uma experiência lúdica dos caminhos percorridos pelo escritor no berço da Língua Portuguesa.
Segundo José Santos, o livro é uma forma de disseminar a cultura lusitana e aproximar os brasileiros do país que os colonizou. “Tinha curiosidade em conhecer as terras de meus ancestrais. Parti para Portugal e, assim que retornei ao Brasil, tive a ideia, juntamente com o Afonso - que conheci lá -, em transformar aquelas aventuras em livro. O objetivo de "Viagem às terras de Portugal" é apresentar aos brasileiros e também aos portugueses um pouco de minha experiência no país e aproximar essas duas nações, que mesmo separadas por um oceano, são unidas por um único coração”, conclui o autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário