terça-feira, 29 de maio de 2012

talentos de Cabo Verde

in diálogos lusófonos


Vasco Martins   , compositor, pianista, poeta, guitarrista e investigador.        _________________________



Vasco Martins, compositor, pianista, poeta, guitarrista e investigador.

Filho de pai cabo-verdiano e mãe portuguesa, nasceu em Queluz, Portugal em 1956. Aos nove anos juntou-se à família paterna, na ilha de S.Vicente, Cabo-Verde, onde vive.

De 1974 a 1979 fez estudos autodidactas de composição e em seguida viaja para Portugal para estudar com o compositor Fernando Lopes Graça. No período  1981-1984, em França, com uma bolsa de estudos,  foi discípulo de Henri-Claude Fantapié, compositor, chefe de orquestra e pedagogo. Estudou etno-musicologia no ‘Centre International des Études Superieurs de Musique' (Exchange Musicaux Francophones).

Pirâmides’ para órgão,  foi a sua primeira peça a ser estreada em público (82) , apresentada na Église de Saint-Ignace em Paris pelo organista Jean Courtois.

Participou na Tribuna Internacional da UNESCO em 1984 com a obra ‘Quinto Mundo’, gravada por ‘Les Solistes de Paris’. Em 1988 participou na mesma Tribuna com a obra ‘Os Elementos’, interpretada por ‘Opus Ensemble’. De salientar as peças ‘elemento-água’ interpretada pela pianista Olga Pratts e ‘elemento-fogo’ interpretada por Anabela Chaves (viola).

Em 1985 gravou com músicos da Orquestra da Gulbenkian (entre outros, o concertino Aníbal Lima e a violoncelista Teresa Portugal Núncio), o LP ‘Para Além da Noite’, com alguns temas do compositor B.Léza e obras próprias.

Seguiram-se os álbuns ‘Universo da Ilha’ com a participação de Luís Morais, ‘Vivências ao Sol’ com o guitarrista Voginha, ‘Oceano Imenso’ e ‘Quinto Mundo’.

Vinculado ao Ministério da Cultura como investigador da música de Cabo-Verde, publicou, sob a chancela da UNESCO, um estudo sobre a Morna e começou a fazer um vasto trabalho de recolha e estudo das outras formas musicais. Mais tarde transformou este projecto em ‘Cabo- Verde ressonâncias’ que engloba a música, ambientes naturais e criação como um todo interdependente. Parte deste trabalho está publicado na net (menu: ‘Cabo-Verde ressonâncias’).

Publicou os romances ‘A verdadeira dimensão ‘(88), ‘Tempos da Moral moral’ (93) e os livros de poesia ‘Universo da Ilha’ (86) e ‘Navegam os olhares com o voo do pássaro’(89).

Em 1989 participa nos 'Encontros de Música Contemporânea da Gulbenkian' com a obra ‘Cosmos’, interpretada pela Orquestra Sinfónica e Coro da Gulbenkian e a soprano Amaro.

No princípio dos anos 90 editou em CD, para sintetizadores, vozes, samples  e percussão  música  considerada ‘new age’: ‘Memórias Atlânticas’, ‘Quiet moments’, ‘Ritual Periférico’, ‘Eternal Cycle’ , ‘Island of the Secret Sounds’  e ‘Sublime Delight’.

Em 1993 foi estreada na Universidade Paris VIII, pela orquestra ‘Futurs Musiques’ dirigida por Denis Gautheyrie, a suite sinfónica ‘Danças de Câncer’, em seguida tocada no Festival 38éme Rugissants em Grenoble. Em 1995 foi de novo apresentada em Paris no Auditorium Les Halles e gravada nos Davout studios. Saiu em CD em 98.

Para comemorar a Primeira Abolição da Escravatura, a Universidade Paris VIII encomendou a cantata ‘Lágrimas na Paraise’(que veio a ser a cantata 'Crioulo'). Foi apresentada nesta Universidade  e em Cabo-Verde com Vasco Martins nos sintetizadores, as vozes Solli Tutti e o percussionista senegalês Malamine Sane.

Em 1995 a ‘Comissão dos Descobrimentos Portugueses’ encomenda a suite ‘Situações Triangulares’ que foi estreada no Algarve pelo ‘Opus Ensemble’ que gravou em CD o tema 'Canto Cabo-Verdiano'.

É estreada em Paris a obra para orquestra de cordas ‘Com o oceano no coração’interpretada pela orquestra  ‘Dionysios’. Esta mesma obra foi apresentada na Austrália pela orquestra Bourbaky, dirigida por David Angells.

Em 1995, o Teatro Gerard Philipe com o patrocínio do Estado Francês, encomenda a cantata ‘A la recherche de l’innocence’ para comemorar o centenário do poeta Paul Eluard, que foi apresentada no mesmo teatro.

Em 1996 grava com o saxofonista português o álbum ‘Outras Índias’. Grava com o guitarrista Voginha, em Paris, o álbum ‘Dôs’.

Com poemas de Fernando Pessoa (heterónimo Alberto Caeiro), compõe e faz as orquestrações para dois violoncelos para o álbum ‘Pessoa em Pessoas’, cantado por Bévinda.

Compõe e escreve as canções do álbum ‘Coraçon Leve’, celebrado pela cantora cabo-verdiana Hermínia.

Em 1997 começa a escrever a série das nove sinfonias.

Produziu os álbuns «Apeiron», ‘Lunario Perpetuo’, ‘Benlibem’ e ‘Sarva Mangalam’, todos gravados em ‘tempo real’ ou em concertos (99-2003).

Adquire o sintetizador ‘Kurzweil K2600, com o qual doravante também faz ‘performances’ e  ’sound design’.

Em 2001 é estreada a Sinfonia 4 ‘Buda Dharma’ em S.Paulo , Brasil ,  dirigida pelo maestro Lutero Rodrigues. Esta sinfonia será apresentada em França em 2006, dirigida por Henri -Claude Fantapié.

Golfinhos no horizonte’, para orquestra de cordas é apresentada no Canada em 2002 pela Sinfonia Toronto, dirigida pelo maestro arménio Nurhan Arman.

Henri-Claude Fantapié, na Colômbia, faz a estreia de ‘Quatro notas na cidade’, obra para clarinete e orquestra clássica.

Apresentou-se em memoráveis concertos com Nacia Gomi: abertura do Festival B. das Gatas-1999, abertura do Festival da Gamboa-2000, Comemorações do 30º Aniversário da Independência de Cabo-Verde na Cidade Velha.

O guitarista australiano John Williams grava ‘Triangular situations’. Guitarristas clássicos entre os quais Andrew Mah e Scott Morris interpretam as suas peças.

As sinfonias 6 e 7 são estreadas em Coimbra em 2005, dirigidas por Virgílio Caseiro.

È apresentada na Universidade  Yale (USA) ‘Triangular situations’ pelo Hartt Cello Ensemble,  dirigido por Steven Thomas.

Em 2007 sai o álbum ‘4 Sinfonias’, gravado na República Checa, pela North Czech Philharmonic Orchestra dirigida por Charles-Olivieri Munroe.

Publica o livro de poemas ‘Run shan’.

Condecorado pela Presidência da República de Cabo-Verde com a medalha do Vulcão(2000) e pelo Governo de Cabo-Verde com a medalha de Mérito no domínio da Cultura (2005).

Em Paris grava o álbum ‘Lua água clara’ para piano solo (2008).

A  Moravian Philharmonic Orchestra, dirigida por Vit Micka, grava o primeiro movimento da magnificente Sinfonia nº 9 ATLÂNTICOque é considerada a sua obra-prima.

Em Março de 2009 é estreada em Lisboa no Centro Cultural de Belém, a ópera ‘Crioulo’ .

Com o quarteto de cordas de Lisboa Artzen, faz a abertura do Festival da Baia das Gatas e grava o álbum ‘Li Sin’ (2010).

Como compositor convidado, obras para quarteto de cordas e guitarra portuguesa (incluindo a Sinfonia 1'Equinócio de Março') são interpretadas nos ‘Encontros de Guitarra Portuguesa’, em Coimbra (Outubro 2010).

Em 2012 grava o album «Azuris», piano, baixo e percussão.

Apresenta-se em concertos ao piano e guitarra (consultar o menu ‘piano concertos’ e ‘guitarra’).


Discografia seleccionada

Quinto Mundo (1989)
Quiet Moments (1991)
Ritual Periférico (1992)
Sublime Delight (1997)
Danças de Câncer (1998)
Coraçon Leve (com Herminia) (1998)
Apeiron (2000)
Lunario Perpetuo (2001)
4 Sinfonias (2007)
Lua Água Clara (2009)
Li Sin (2010)
Azuris (em breve)

Temas disponíveis no i-tunes:



__._,_.___

__,_._,___

Sem comentários:

Enviar um comentário