terça-feira, 13 de março de 2012

violência escolar e criminalidade



logo_fle_1pequeno

Numa altura em que a violência escolar volta a estar em discussão, promovendo-se  um reforço da autoridade dos professores e responsabilização dos pais por via de um decreto – O Estatuto do Aluno -  acaba de ser publicado um estudo de Harvard sobre violência escolar, criminalidade e custos sociais associados a populações escolares de risco. Este estudo evidencia que a escolha da escola reduz a criminalidade e melhora os resultados escolares dos jovens em risco, em virtude do menor abandono e redução de taxas de insucesso escolar.
Aliás, este estudo vem a reforçar o que sociólogos e grupos humanitários Europeus vêm alertando: na Europa Universalista, a centralidade educativa vem criando um ambiente hostil, de exclusão com consequências muito sérias, por ser um rastilho de explosão social.
A escolha da escola é também um instrumento social de prevenção e de inclusão social, sem dúvida uma nova perspectiva de elevada dimensão humana.
O FLE acredita que pais que escolhem tornam-se responsáveis, alunos que escolhem participam na sua escola e professores que têm voz na escola conquistam os seus alunos e ganham o respeito de pais e alunos pela motivação e entusiasmo que colocam no seu trabalho.
Urge olhar para estes jovens dando-lhes uma perspectiva de vida trazendo uma perspectiva humana para a política educativa e confiando nas escolas que em Portugal melhor respondem a este rapazes e raparigas. E quais são elas, será que existe algum estudo credível em Portugal sobre esta matéria ?
Juntamos uma notícia sobre o referido Estudo, bem como o contacto dos professores David J. Deming e Janice B. Riddell disponíveis para todos os esclarecimentos.

Gostaríamos de receber a sua opinião: Vale a Pena receber os nossos Vale a Pena Ler?

Link:

Contactos:
David J. Deming: david_deming@gse.harvard.edu, Harvard University
Janice B. Riddell: janice_riddell@hks.harvard.edu, External


Diário de Educação

Conferência: 24 de Março 2012, 10h15
O Financiamento do Ensino Particular e Cooperativo e o Futuro dos Contratos de Associação -Riba de Ave, Auditório Doutor Aurélio - Externato Delfim Ferreira.

Programa de resgate de crianças em abandono escolar está sem verba
Primeiro, não queria falar. Depois, quase não deixava falar os colegas de turma do PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação), que tenta resgatar miúdos em abandono escolar ou perto disso. "Disseram: "Venham para a escola que pagamos o passe e o pequeno-almoço." Vai fazer meio ano que estamos aqui e o quê? Não pagam! Não pagam passe, nem pagam pequeno-almoço." Público, 12 Mar 2012.

The Floridian school of thought
Inspired by Jeb Bush, more Republicans want to transform the classroom. The Economist, 25 Fev 2012.

Pais querem garantir lugar em conselho de disciplina no Estatuto do Aluno
As confederações de pais vão hoje ao MEC discutir alterações ao Estatuto do Aluno, com a CNIPE a propor um conselho de disciplina em que estejam representados os encarregados de educação. Educare, 7 Mar 2012.

FNE rejeita escolas agregadas com mais de 1500 alunos
A FNE afirmou hoje que a agregação de escolas não deve ser feita em estabelecimentos de "dimensão exagerada", acima dos 1500 alunos, seguindo critérios elaborados originalmente pelo Bloco de Esquerda, num projeto de resolução. Educare, 7 Mar 2012.

School Choice Program Found to Reduce Crime and its Related Social Cost Among High-Risk Youth
A new study of the Charlotte-Mecklenburg, North Carolina (CMS) school choice program finds that high-risk male youth who are admitted by lottery to their preferred schools commit fewer crimes and remain in school longer than their peers who seek admittance but do not gain seats in the lottery process.Education Next.

Schools concerned about child neglect
Teachers are worried about an increase in child neglect that they are ill-equipped to deal with. The Guardian, 5 Mar 2012.

Helping young people fulfil their potential
The EU and its Member States are responding to this challenge with actions that are designed to boost young people’s mobility, employability and confidence. European Comission.

Steps to becoming a teacher
Documento comparativo analisando número de anos em formação e modelos. Inca.org.

Acordo na Educação não garante substituição rápida de docentes
Era uma das principais novidades anunciadas pelo ministério para os concursos, mas não aparece no diploma negociado com os sindicatos. Público, 7 Mar 2012.

Quase um quarto dos alunos desiste do curso ao fim de três anos
Quase um quarto dos 4280 alunos admitidos pela Universidade do Porto (UP) no ano lectivo de 2008/2009 desistiram do seu curso ao fim de três anos. Esta é uma das principais conclusões do primeiro estudo realizado por esta instituição sobre oPercurso dos estudantes admitidos pelo regime geral em licenciatura, 1º ciclo e mestrado integrado. Público, 7 Mar 2012.

Áustria: um novo modelo desde 1962
A new type of lower secondary school, the Neue Mittleschule, is to be introduced in Austria. It is the first time that a new school type has been added to the national school system since 1962. Eurydice.

Milwaukee School Voucher Program has more Students with Disabilities than Previously Reported
Study shows that 7 to 14 percent of voucher students have disabilities, as compared to 2 percent estimate by Wisconsin Department of Public Instruction. Education Next, 27 Fev 2012.

Ensino Superior: Portugal acima da média da OCDE no acesso, mas abaixo no apoio financeiro
Portugal está acima da média da OCDE em alunos que entram no Ensino Superior (mais de 80%), mas abaixo nos apoios financeiros (menos de 20% da despesa pública com o sector), segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira. Público, 23 Fev 2012.

Spain cuts leave Valencia's schools in dire straits
In the Spanish region of Valencia, schools are short of money, because they're owed in some cases tens of thousands of euros by the regional government. BBC, 29 Fev 2012.

Pressa de Sócrates arrasou com Parque Escolar. Números eram falsos
A Parque Escolar arrancou em 2007 com o negócio de requalificação de 322 escolas com uma estimativa inicial de 940 milhões de euros, que eram totalmente falsos e que apenas serviram para acelerar a vinda de dinheiros da Europa. Ionline, 7 Mar 2012.

Custo estimado de cada obra da Parque Escolar subiu mais de 400% em cinco anos
O custo unitário estimado de cada obra da Parque Escolar aumentou mais de 400 por cento desde 2007, chegando hoje a 15,45 milhões de euros, afirmou hoje o ministro da Educação e Ciência. Ionline, 7 Mar 2012.

MEC considera que modelo de autonomia deve preservar diferenças de cada escola
Nuno Crato defendeu que a mudança do regime de autonomia das escolas deverá preservar as diferenças de cada estabelecimento de ensino, quer do seu contexto quer dos projetos educativos. Educare, 5 Mar 2012

Exames: Uma questão de rigor
Leitores criticam má informação sobre provas finais do ensino secundário. Público, 4 Mar 2013.

Ministro encerra hoje seminário sobre autonomia das escolas em Lisboa
O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, encerra hoje o seminário sobre autonomia das escolas organizado pelo Conselho das Escolas, no auditório da Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Educare, 2 Mar 2012.

Didáxis usou Escola Virtual para testar conhecimentos
Mais de 100 alunos da cooperativa de ensino Didáxis, em Riba de Ave, participaram num concurso que pôs à prova conhecimentos de Matemática e Português. A plataforma Escola Virtual entrou em ação e a iniciativa teve bons resultados. Educare, 29 Fev 2012.

Opinião: Cristina Sá Carvalho
Os últimos dados que nos foram facultados sobre a taxa de fecundidade em Portugal são assustadores. Pensamos imediatamente no preço que as gerações de hoje terão que pagar. Página 1, 28 Fev 2012.
________________________
FLE - Fórum para a Liberdade de Educação
Procure-nos no Facebook
Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos
Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem



Powered by Joobi

Sem comentários:

Enviar um comentário