terça-feira, 13 de março de 2012

antónio cícero o que é poesia?


Antonio Cícero: O que é poesia? — Entrevista

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRXzNk5pWEpiKU7MdJxUNnqn7wKDLDH3Mf7gzowJotb0U56a6gW
          Pergunta: O que é poesia para você? 
          Antonio Cícero: A poesia é o que faz de um "poema" um poema; ou, o que dá no mesmo, é o que faz de um poema um poema bom. Também se pode dizer: é a propriedade do poema enquanto poema. É a propriedade que torna um objeto  em particular, um objeto verbal  algo que, mesmo sendo inútil, mereça existir. Se fosse possível descrever essa propriedade, seria possível dar uma receita de poema. Isso, porém, é impossível. Como diz Montaigne, é mais fácil produzir poesia do que conhecê-la. "Em certa medida baixa", afirma ele, "pode-se julgá-la pelos preceitos e pela arte [isto é, pela técnica]. Mas a boa, a excessiva, a divina está acima das regras e da razão". É que a razão é apenas uma das faculdades humanas; ora, a poesia é produzida e apreciada com todas as faculdades humanas, inclusive as não-racionais, elevadas ao seu mais alto grau.
          P: O que um iniciante no fazer poético deve perseguir e de que maneira?
          AC: Acho que há diferentes caminhos. Penso, porém, que o mais importante é, em primeiro lugar, aprender a ler e apreciar poesia. e isso se faz, em primeiro lugar, através da leitura intensiva dos grandes poemas da tradição. É através deles que se sabe o que é a poesia.
          P: Cite-nos 3 poetas e 3 textos referenciais para seu trabalho poético. Por que estas escolhas?        
          AC: Citarei Horácio, T.S. Eliot e Drummond. Digamos o poema 7 do Livro IV das Odes de Horário; o poema "East Coker", de Four Quartets, de T.S. Eliot; "Coração Numeroso", de Alguma Poesia, de Drummond. São três obras-primas. Admiro imensamente seus autores. Todos são mestres insuperáveis da forma, da sutileza, da malícia... Horácio, por exemplo, usa todos os recursos da língua, como, por exemplo, a liberdade da ordem das palavras, em latim, para multiplicar maravilhosamente os sentidos de cada verso, de cada palavra, de cada estrofe. Ele é intraduzível, de modo que aprendi a apreciá-lo tarde, quando estudei a sério o latim. Cito T.S. Eliot porque foi através dele que me imbuí, na adolescência, dos ritmos da poesia moderna. E não é necessário explicar a escolha de Drummond. Ele e Pessoa são, para mim, o máximo da poesia moderna em português, e tão grandes quanto qualquer outro poeta, de qualquer outra língua.
____________________
O que é poesia? (Organização: Edson Cruz), Confraria do Vento e Editora Calibán, 2009, Rio de Janeiro  RJ; No livro, Antonio Cícero e outros 44 poetas brasileiros, portugueses e hispano-americanos em atuação respondem a três proposições acerca do "fazer poético"; Antonio Cícero, nascido em 1945 no Rio de Janeiro  RJ, além de poeta, é compositor, filósofo e escritor, e tem um blogue:

Sem comentários:

Enviar um comentário