quarta-feira, 28 de março de 2012

angola vai ratificar AO


ANGOLA

Angola vai ratificar acordo ortográfico mas quer introduzir vocabulário nacional

Angola é favorável à ratificação do acordo ortográfico da língua portuguesa, mas com a introdução de termos do vocabulário nacional.
Da Redação, com agência
 
Luanda - O director para assuntos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no Ministério das Relações Exteriores de Angola (Mirex), Oliveira Encoge, afirmou, nesta quarta-feira (28), que Angola é favorável à ratificação do acordo ortográfico da língua portuguesa, mas com a introdução de termos do vocabulário nacional.

A declaração foi feita por ocasião do encontro técnico de preparação da reunião deministros da Educação da CPLP, que se realiza sexta-feira (30), em Luanda.

Oliveira Encoge disse que Angola "é parte significativa da língua portuguesa, por isso o país vai contribuir para a sua alteração, no bom sentido", segundo a agência Angop.

Sobre a data de ratificação do acordo pelo Estado angolano, o diplomata disse ser prematuro apontar uma data, mas que passos estão a ser dados para que, a curto ou médio prazo, isso aconteça.

“A sua ratificação só vai depender de alguns aspectos de ordem organizativa, técnica e académica (...) que vão definir o horizonte temporal para que este acto jurídico aconteça, porque Angola já é parte signatária do acordo”, esclareceu.

Segundo Oliveira Encoge, especialistas da língua portuguesa vão continuar a trabalhar para a melhoria, e posterior, aprovação do acordo ortográfico. 

O diplomata angolano sublinhou ainda que cada país membro da CPLP vai preparar o seu vocabulário nacional, que posteriormente dará lugar a um vocabulário comum, onde estarão espelhados todos os aspectos das línguas nacionais dos estados membros. Com informações da Angop.

Sem comentários:

Enviar um comentário