terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

instituto camões e apoio à tradução


NOTÍCIAS

Instituto Cmões promove programa de apoio à edição

c_250_0_16777215_0___images_photos_noticias_logic12.jpgEstá aberto, até 30 de março de 2012, o programa de apoio à edição de obras de autores de língua portuguesa traduzidas para outros idiomas e de obras que versem temas da língua e da cultura portuguesas, dirigido a editoras estrangeiras que pretendam editar obras de autores de língua portuguesa traduzidas noutros idiomas e disponham de capacidade de distribuição internacional.

Neste ano serão consideradas prioritárias as obras a editar em língua chinesa, atendendo ao Ano do Diálogo Intercultural UE China/2012 e obras a editar em castelhano. O júri do concurso é constituído por um representante do Instituto Camões, um representante da Direção Geral do Livro e das Bibliotecas e um representante da Casa Fernando Pessoa.

A concessão do apoio implica a celebração de um contrato entre o IC o Editor. O apoio financeiro a conceder pelo IC destina-se a comparticipar os custos de edição das obras. O apoio é pago de uma única vez, à ordem do editor, numa única tranche, até ao final do ano em que são anunciados os resultados da edição do programa, por transferência bancária, para a conta indicada na candidatura. Os resultados finais serão anunciados na página do IC, IP no prazo de 60 dias úteis a contar da data limite para a apresentação de candidaturas.

Os editores contemplados com o apoio devem Imprimir na contracapa do livro o logótipo do IC,IP, acompanhado da seguinte inscrição, em português e na língua em que a obra for publicada: “Obra publicada com o apoio do Instituto Camões-Portugal”; devem mencionar claramente em português e na língua de tradução o nome do autor e o título da obra, assim como a respetiva ficha técnica; devem disponibilizar ao IC um determinado número de exemplares da obra a editar, que será estabelecido em função do preço de venda ao público dessa edição e do montante financeiro do apoio a atribuir;   devem enviar à Embaixada, Consulado ou instituição integrada na rede de docência do IC mais próximos, o número de exemplares que constituem a contrapartida, custeando o envio dos livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário