quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

BRASIL E EXPTARIADOS


Brasil lança programa para comunidades brasileiras no exterior

De acordo com nota do Itamaraty, em 2012, as ações do recém-lançadoprograma cultural e educacional ampliarão e diversificarão o apoio tradicionalmente prestado pelo Ministério das Relações Exteriores
Da Redação
 
Brasília, Palácio do Itamaraty
Brasília - O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) lançou um novo programa cultural e educacional voltado especificamente para as comunidades brasileiras emigradas, "com o objetivo de fortalecer os vínculos com o Brasil dos filhos de brasileiros no exterior, em especial, crianças", informa nesta terça-feira (14) o Itamaraty.

Em 2011, no intuito de consolidar os laços das novas gerações de brasileiros no exterior com o português do Brasil e com a cultura brasileira, o Itamaraty já havia dado início a um programa de cursos de capacitação de professores de português como língua de herança, realizados inicialmente em São Francisco e Washington, em estreita colaboração com representantes das comunidades brasileiras nessas duas cidades.

Foram idealizados como forma de dar sustentação e embasamento a iniciativas, surgidas na própria comunidade, em bases voluntárias, por grupos de mães brasileiras, de ensino de português para crianças. Os próximos cursos deverão ser realizados em Miami, Boston, Zurique e Tóquio.

De acordo com nota do Itamaraty, em 2012, as ações do recém-lançado programa cultural e educacional ampliarão e diversificarão o apoio tradicionalmente prestado pelo Ministério das Relações Exteriores às comunidades emigradas.

Entre as ações previstas, incluem-se cursos, seminários e oficinas para capacitação de professores de português como língua de herança, apresentações de contadores de histórias, apresentações de teatro e de música em português (para adultos e crianças), oficinas de redação, leitura e produção literária em português, oficinas de música, teatro e marionetes em língua portuguesa, oficinas de desenho, gravura e histórias em quadrinhos; atividades recreativas e circenses, exibição de filmes brasileiros para crianças, e concursos de redação.

Nesta primeira fase, participam do novo programa os consulados e embaixadas do Brasil em Assunção, Atlanta, Barcelona, Beirute, Berlim, Boston, Bruxelas, Caiena, Chicago, Frankfurt, Genebra, Hamamatsu, Hartford, Houston, Lisboa, Londres, Los Angeles, Madri, Miami, Munique, Nagóia, Nova York, Paramaribo, Paris, Roterdã, São Francisco, Sydney, Tel Aviv, Tóquio, Toronto, Washington e Zurique. Para a elaboração dessas ações, foram consultados representantes dos conselhos de cidadãos atuantes em cada cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário