sábado, 25 de fevereiro de 2012

AGLP EM LISBOA

Estivemos ontem na Sociedade de Geografia de Lisboa por breves horas, Ernesto V. Souza, Concha Rousia e eu, acompanhando a Maria Dovigo, que interveio no evento organizado pela PASC - Plataforma Ativa da Sociedade Civil.

O evento foi muito interessante. Envio os meus parabéns a Maria pola sua brilhante intervenção, que levantou o interesse do público pela Galiza e a questão da língua, tendo recebido até os cumprimentos de algum deputado da Assembleia da República que tomou nota, como também da maioria dos presentes.

Mesmo o homenageado que recebeu o Prémio Personalidade Lusófona do MIL, Adriano Moreira, teve as primeiras palavras para agradecer a presença dos representantes da Academia Galega da Língua Portuguesa, e lembrou Rosalia de Castro: "Castelhanos de Castilha, tratai bem os galegos. Quando vão, vão como rosas. Quando vêm, vêm como negros".

Acho que foi proveitoso. Marcamos presença num evento que tem ampla difusão entre as associações ativas da sociedade civil e fizemos visível a Galiza. É preciso manter a continuidade.

Se alguma lição podemos tirar disto é que, neste tipo de ventos, a diferença entre estar ou não estar é muito grande.

Ângelo Cristóvão

Sem comentários:

Enviar um comentário