terça-feira, 24 de janeiro de 2012

min da educ de Portugal em Timor

em diálogos lusófonos


Timor-Leste 
Crato, ministro da educação português, em Timor 
"para aprender e para ajudar no que pudermos ajudar"

24 de Janeiro, 2012
O ministro da Educação, Nuno Crato, disse hoje, em Díli, onde chegou para uma visita oficial de cinco dias, que Portugal está muito empenhado em cooperar com Timor-Leste em vários aspectos da educação.«Estamos aqui para aprender, para ajudar no que pudermos ajudar. Como sabem, Portugal está muito empenhado em cooperar com Timor em vários aspectos da educação e esperemos que isto seja mais um passo que se desenvolva ao longo de muito tempo», afirmou o ministro da Educação português.
Nuno Crato falava numa recepção no Ministério da Educação de Timor-Leste, durante a qual o seu homólogo timorense, João Câncio, lembrou que «os portugueses foram os primeiros a trazer a educação» para o país.
Recordando que este ano se comemoram os 500 anos da chegada dos portugueses a Timor-Leste, o ministro da Educação timorense disse que foi aquela presença que definiu a história do país, bem como a identidade.
«Definiu-nos uma história, uma identidade e felizmente hoje não somos parte das 17 mil ilhas de constituem a Indonésia», sublinhou.
Durante a sua estada em Timor-Leste, o ministro da Educação de Portugal vai ter um encontro com o vice-primeiro-ministro, José Luís Guterres, com o bispo de Baucau, Basílio do Nascimento, e inaugurar escolas de referência em Ermera, Baucau, Same, Maliana e Oecussi.
Na quarta-feira, Nuno Crato dará uma palestra na Universidade Nacional de Timor-Leste.
A presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, acompanha o ministro da Educação durante a visita a Timor-Leste.
A cooperação entre os dois países no sector da educação assenta na criação de uma rede de escolas de referência, no âmbito do ensino básico e secundário, em apoio à Universidade Nacional do país e na colaboração no sentido de prestar apoio técnico ao Ministério da Educação timorense.
A Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Minho e Universidade de Aveiro ajudaram Timor-Leste a elaborar os programas curriculares.
Portugal tem também prestado apoio a Timor-Leste no âmbito do ensino técnico profissional, na criação de uma rede de bibliotecas escolares e na atribuição de bolsas de estudo a timorenses.
Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário