domingo, 22 de janeiro de 2012

açoriano homenageado


( Município homenageia ilustre nordestense da diáspora 30 de Novembro de 2009 

Adalino Cabral, mestre e apaixonado pela Educação

José Carlos Carreiro entregou a Medalha de Mérito Municipal a um dos maiores vultos intelectuais do concelho, que tem desenvolvido ao longo da vida um extenso e invejável trabalho académico nos Estados Unidos, terra de acolhimento. Falamos de Adalino Cabral, um imigrante que serve de modelo no que respeita à valorização do ensino no interior da comunidade luso-americana, facto nem sempre visto e até por vezes desconhecido de muitos, como apontou o presidente da Câmara do Nordeste na entrega da distinção municipal. 
A homenagem ao ilustre nordestense teve lugar no restaurante Innerbay- propriedade de família lusa- na presença de amigos de Adalino Cabral e de individualidades com expressão na comunidade local que fizeram questão de presenciar a distinção a um académico tão ilustre.  
A Medalha de Mérito Municipal é atribuída pelo município de Nordeste a individualidades, colectividades e instituições do concelho que tenham contribuído para o desenvolvimento da sua terra, ou que pela sua acção profissional, cívica ou cultural tenham levado o nome do Nordeste mais longe. 
Ao nível cultural e na educação especificamente, Adalino Cabral contribuiu para o conhecimento e a educação da comunidade luso-americana pelos vastos estudos da língua portuguesa de que é autor, académico com vários mestrados em Ciências da Educação, professor em várias universidades e um modelo exímio daqueles que nutrem grande valor pela educação. 
Com a sua terra natal, o seu Nordeste, a localidade da Feteira Grande, sempre manteve ligação, ora através da escrita, ora de doações para a Biblioteca e Museu Municipal do Nordeste, troca de correspondência com instituições, nomeadamente com a autarquia.
Dez mestrados entre inúmeros certificados  
O iluste nordestense, nascido neste concelho, após serviço militar obrigatório, e com uma comissão de serviço na Guerra do Vietname no final da década de 60, começou os  estudos académicos na Bristol Community College (Fall River, MA), onde recebeu o seu primeiro grau: um Associado em Artes (A. A.) Tirou dois Bacharelatos: um B. A. em Estudos Portugueses na antiga Southeastern Massachusetts University (SMU), hoje a Universidade de Massachusetts em Dartmouth, (vila encostada à “Cidade Baleeira” de New Bedford) e o outro, B. S., na University of the State of New York (Albany), em Psicologia. Desde então, é titular de dez mestrados e um doutoramento.  
 Adalino Cabral possui três mestrados em artes/letras (M. A.): um em Estudos Luso-Brasileiros da Universidade do Novo México (Albuquerque); outro em Humanidades (especialidade em História) pela Califórnia State University, Domingues Hills; e outro em Recursos Humanos pela Framingham State College. 
É titular também de três mestrados em ciências ( M. S.): o primeiro em Administração Pública, da Universidade de Massachusetts, Bóston, o segundo em Psicologia Clínica pela Salem State College (Massachusetts), e o terceiro em Justiça Criminal, com ênfase em Segurança Nacional, da Westfield State College (Massachusetts). 
Foi professor e administrador escolar, em escolas da Grande Área de Bóston (Cambridge, Bóston, Malden e Hudson), bem como ex-professor das universidades Stonehill College e Boston University). Possui três mestrados em Ciências de Educação (M. Ed.): um pela prestigiada Universidade de Harvard com ênfase em Administração Escolar e dois pela Boston State College— um em Estudos Bilingues e Multiculturais e outro em Inglês como Segunda Língua. 
O décimo mestrado deste nordestense é o prestigioso Master of Business Administration (MBA) que  tirou na Plymouth State University, de New Hampshire. Em 1985 Adalino Cabral terminou o doutoramento (Ph. D.) em Administração e Supervisão Escolar na prestigiada universidade jesuíta Boston College. 
Será de salientar que além de todos estes graus académicos, o Adalino é ainda titular de numerosos certificados civis e militares, entre outros, estudos de guerra nuclear, biológica e química; polícia militar; transportes militares; inteligência militar: comunicações estratégicas; marketing e recursos humanos. Possui diplomas dos cursos complementar e superior de língua e cultura portuguesas das Universidades de Lisboa e Coimbra. Ainda, como bolsista, estudou na Faculdade de Linguística da Georgetown University (jesuíta), na cidade capital de Washington, DC.  
Por fim, estudou enfermagem durante dois anos em Massachusetts, e tirou o curso de Liderança Militar do Exército dos Estados Unidos na prestigiada Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.) de Cambridge, Massachuseets. Resta salientar que serviu o total de 16 anos nas Forças Armadas dos Estados Unidos, entre o Exército, Força Aérea e Guarda Nacional.  
Adalino Cabral, é sem dúvida um excelente exemplo de persistência, perseverança, e sucesso académico, como salientam amigos e conhecidos deste ilustre nordestense.  

Sem comentários:

Enviar um comentário