quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

60 Milhões de Habitações Vazias


                                   Mais de 60 Milhões de Habitações Vazias.Só na RP da China! CIDADES FANTASMAS - A FARSA DO CRESCIMENTO CHINES


Mais de 60 Milhões de Habitações Vazias…Só na RP da China!

Nem a total liberalização nem o desbragado planeamento, ou a total liberalização e o desbragado planeamento?

Eis, no videoclip abaixo,  a RP da China no seu melhor!



Claro que se este imenso pais vivesse numa economia de mercado teria já falido, as Agências de Notação já o teriam empurrado para o caixote do lixo, sem qualquer respeito, também, para a multimilenar cultura chinesa…como fizeram com a Grécia, ou Portugal!

No entanto a PR da Chine é um caso à parte!

Entre a total miséria das comunas rurais, à total miséria do selvático capitalismo de uma parte importante das cidades, a RP da China surge como sendo um imenso e neoliberal paraíso do “mais puro” capitalismo, ao mesmo tempo que, Estado comunista que é, nada de Liberdade de Expressão, nada de Direito à Greve, nada de Livre Sindicalismo, de Livre Associativismo e de Livre Partidarismo.

E muito menos de Responsabilidade Social das Organizações, claro, ou de Democracia Económica e Social.

O videoclip é muito claro – há que construir por construir, tal qual as pirâmides do Egipto, (belíssimos monumentos hoje, inúteis construções ao tempo…), por forma a manter em atividade empresas, “capitalistas”, a maior parte delas do Estado, comunistas, que geram, por isso, emprego, e a malga de arroz que alimenta a “Paz Social” que se teme que tenda a acabar, como se vê no videoclip e que, na verdade, já começou a ver o seu verniz a estalar, aqui e ali.

Está-se pois a alimentar um gigante de pés de barro, que vive dos seus enormes recursos internos, da sua imensidão, da sua  mão de obra das mais baratas do mundo, e dos recursos tecnológicos que obtém por via das selváticas deslocalizações, onde a livre circulação de capitais, e de bens, não é acompanhada pela livre circulação das Pessoas desvirtuando-se  assim toda a economia de mercado!

Lá e no restante Mundo!

Na verdade, pode-se dizer que hoje, a proibição da Livre Circulação das Pessoas, que o meu amigo Espada esconde e que o César das Neves odeia, apesar de se dizerem liberais,  funciona como a Escravatura nos seculos XV/XIX !

Salva ela somente os interesses dos muito ricos e impede uma mais rápida Distribuição da Riqueza a nível planetário!

Lamentavelmente, uma parte dos que têm uma visão progressiva para a sociedade, mantêm as teses “nacionalistas” e assim alimentam esta moderna Escravatura, que é o impedir a Livre Circulação das Pessoas.

Como pouco fazem para, com Campanhas Internacionais, pôr um travão a esta economia “rica”, mas baseada na Miséria de muitos milhões!

E não só na RP da China, como também nesta protegida Angola, (onde, claro, a RP da China só podia estar fortemente presente…), onde uma critica em Luanda dá direito a um terramoto da RDP em Lisboa…

Basta, também, recordar que os salários em Portugal só começaram a “mexer” quando as Pessoas, em Portugal, para fugir à guerra, (e claro aos baixos salários), iam “a salto” para “a Europa”, e, assim, reduzindo significativamente a mão de obra disponível, já limitada pela imposição da guerra e da militarização de centenas de milhar de Jovens todos os anos, forçaram à explosão salarial dos anos 60 e à entrada da Mulher no Mercado de Trabalho!

Tudo o que o salazarento não queria e tudo fez para impedir!

Mas, como se vê no videoclip, o medo começa a instalar-se nos que pensam na RP da China, e esse medo centra-se na Revolução dos Pobres, que eles bem conhecem na História, com a Longa Marcha maoista…

Mais de 60 Milhões de Habitações vazias, cidades inteiras vazias, lojas cheias de produtos que ninguém compra, eis a Crise à Chinesa!

Eis a “bolha do imobiliário” que só não estoura com a economia chinesa, e a global,  porque, nela, ainda impera, na vertente comunista dessa economia o faraonismo à “pirâmide”, que sustenta organizações, corrupções, e, claro, também salários, também a “construção de uma classe média”, à força e por esconde este gravíssimo bloqueamento ao desenvolvimento que é a desbragada construção!

Como Portugal também conheceu com os financiamentos da União Europeia…

Mas, na minha opinião, ignorante e humilde, este faraonismo vai ter que mostrar o seu limite, como sucedeu em Portugal,  por muitos recursos que a RP da China tenha, por muitos petrodólares que tenha e gira.

E  a crise explodirá, provavelmente com a tendencial destruição desta RP da China, para que o aparecimento de muitos pequenos e médios Estados possa regular uma extensão exagerada de território e um numero impossível de gerir de Pessoas!

Claro que as “soluções” têm surgido na RP da China, como por exemplo a exportação, em valores internacionalmente desconhecidos, de Pessoas, em um movimento controlado pelo Estado Chinês e pelo seu dominante Partido Comunista de China e por mais ninguém.

Mesmo em Portugal, não são poucos os que afirmam que se desconhece quanto cidadãos da RP da China residem por cá!

Assim é  em Angola, por exemplo, que na verdade tende a ser a primeira colonia de povoamento da RP da China, pelo que  os números que surgem de Chineses lá presentes variam, já hoje, dos 50 000 aos 1 Milhão!

E atenção que não sou um critico negativo desta realidade, em primeiro lugar porque sou favorável à Livre Circulação das Pessoas, ( e a saída de cidadãos chineses da RP da China é um processo de libertação para os mesmos, que trará resultados positivos),  em segundo lugar porque Angola é um país com uma fraca demografia e em terceiro lugar porque a injecção de capitais chineses em Angola tenderá a libertar a economia deste país e daí nascerá, não duvido, como aliás já se vê, nas manifestações recentes dos Jovens,  uma Democracia mais autentica da que aquela que existe hoje!

Porque a conflitualidade social, a miscigenação cultural e o acelerar da economia só reforça a Democracia, único regime que  potencia a consensualização de posições.

Mas, até que estas “soluções” resultem, se resultarem, a RP da China será, sempre, politica e socialmente, um bom barril de pólvora!

Eis o que os patrões das Agencias de Notação não conseguem encaixar nos seus cenários e nas suas estratégias destrutivas –é que os seus aliados são demasiado frágeis e que os embates que aí vêm vão acontecer no “centro do furacão”, como sempre e esse centro é a RP da China, o aliado principal dos que odeiam pensar que Não Há Economia Sem Pessoas!

Como o mostram as cidades fantasmas do videoclip!

Por muito que controlem a comunicação social, por muito que alguns, demasiados, progressivos se mantenham “nacionalistas”, por muito que os media travem a noticia da entrada nas instalações da Agencia de Notação Fitch da policia italiana, procurando provas de corrupção, de gestão ilegal de informação privilegiada,  o “Mundo Move-se”, meu caros!

Daí que insista, há já mais de um ano -  Assinem e Divulguem a Petição pela Regulamentação das Agências de Notação que está em  http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6501 !



Joffre Justino
(Director Pedagógico)

Descrição: assinatura-epar_2
E-mail :  jjustino@epar.pt



CIDADES FANTASMAS - A FARSA DO CRESCIMENTO CHINES
Quando estoirar...fujamos !!! Beijo. Miette

 http://youtu.be/2yL7t0j_4tQ 



Sem comentários:

Enviar um comentário