quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vocabulário Comum pronto em julho de 2014


Vocabulário Comum pronto em julho de 2014

Vocabulário Comum pronto em julho de 2014

Acordo Ortográfico: Vocabulário Comum pronto em julho de 2014, garante presidente do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP)

08-12-2011
Cidade da Praia, 07 dez (Lusa) - O Vocabulário Ortográfico Comum (VOC) do Novo Acordo Ortográfico deverá estar pronto em julho de 2014, garantiu o diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa em Cabo Verde (IILP).
Gilvan Muller, citado pelo Inforpress, indicou que, para que o vocabulário seja comum, é necessário que todos os países desenvolvam os nacionais de cada um segundo a mesma base metodológica, o que, disse, "ainda não existe", admitindo ser complexo.
"É um trabalho muito complexo, de médio prazo. Por isso, devemos ter esses vocabulários consolidados na próxima cimeira do IILP em julho de 2014 e isso dependerá do esforço que cada país fizer", explicou.
FONTE: Ionline

Na sequência da  primeira Reunião Técnica Internacional sobre o VOC (Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa), que ocorreu na Cidade da Praia entre os dias 26 e 29 de Setembro, o Instituto Internacional da Língua Portuguesa realiza desde o dia 5 , nas suas instalações na Casa Cor-de-Rosa,  o Primeiro Curso Técnico para a Elaboração dos Vocabulários Ortográficos Nacionais (VONs).

A exceção de Portugal e Brasil que já possuem um Vocabulário Ortográfico sistematizado, os outros seis países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste vão preparar os seus Vocabulários Ortográficos Nacionais (VONs) para depois serem Integrados no Vocabulário Ortográfico Comum (VOC).
O curso está sendo  ministrado pelo Prof. Dr. José Pedro Ferreira, do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) de Lisboa, e que integra a Equipa Central Assessora doVOC no IILP, com base em um Manual Técnico especialmente desenvolvido para este fim pela Profa. Dra. Gladis Barcelos, do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC) da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de SãoPaulo, Brasil,e que focaliza os procedimentos de extração lexicográfica a partir de um corpus bibliográfico definido segundo normas metodológicas comuns.
Ainda, o  curso integra o conjunto de atividades necessárias para que a primeira versão do VOC, a ser disponibilizado gratuitamente na internet através da página eletrônica do IILP,  possa ser apresentado e aprovado pelos Chefes de Estado e de Governo da CPLP a ocorrer em Maputo em Julho de 2012.

FONTE: IILP

Sem comentários:

Enviar um comentário