quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Português Língua Não Materna,


Português Língua Não Materna, partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem

Português Língua Não Materna, partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal) 04/05/2012 - 05/05/2012: Chamada para Comunicações

As recentes orientações para o ensino de Português como Língua Não Materna (PLNM), para o 2.º e 3.º Ciclos, vieram propor alterações significativas às condições de ensino de português aos alunos cuja língua materna não é a portuguesa (Ofício-Circular/DGIDC/2011/GD/7). O PLNM adquire uma visibilidade curricular que não tinha anteriormente e o professor de PLNM passa a ter maior responsabilidade na gestão desta nova disciplina. Além do ensino da língua, deve também contribuir para o sucesso escolar dos alunos através de um diálogo constante com os colegas das várias disciplinas e através de 45 minutos semanais dedicados à língua como meio para aprender os conteúdos escolares.
O Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) vem trabalhando nesta perspetiva com três agrupamentos de escolas desde 2009. No âmbito do projeto Bilinguismo, aprendizagem do Português L2 e sucesso educativo na escola portuguesa, temos vindo a trabalhar na Criação e aplicação de estratégias e materiais conducentes ao sucesso educativo dos alunos de PLNM. Gostaríamos de partilhar e confrontar as nossas propostas com outras experiências neste domínio. Considerámos que seria oportuno e útil encontrar um espaço e um tempo de partilha, análise e discussão de diferentes práticas de ensino de PLNM que permitissem divulgar estratégias de sucesso e materiais inovadores.
Nesse sentido, desafiamos agora os professores de PLNM a apresentar o seu trabalho no Encontro 2012 – Português Língua Não Materna: partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem, a 4 e 5 de maio, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
Convidamos todos os que trabalham na área do PLNM a enviar resumos de trabalhos que gostassem de apresentar. O Encontro será, também, sujeito a creditação, mediante relatório individual – 0,6 créditos da especialidade (CCPFC/APP).
As apresentações/comunicações devem mostrar experiências pedagógicas interessantes, fundamentadas por alguma reflexão teórica e documentadascom exemplos de atividades e materiais de ensino-aprendizagem em PLNM.
As comunicações, selecionadas pela Comissão Científica, devem ser de 20 minutos e incluir-se num dos temas que se seguem:
Tema 1 – Oralidade
Tema 2 – Escrita
Tema 3 – Gramática
Tema 4 – Língua e aprendizagens curriculares
Tema 5 – Materiais e avaliação
Tema 6 – Aprendizagens em trabalho autónomo
Tema 7 – Aprendizagens interculturais
Envio dos resumos para encontroplnm@gmail.com.
Data limite: 23 de fevereiro de 2012, com número máximo de 300 palavras.
Programa Provisório

FONTE: Terminómetro

Sem comentários:

Enviar um comentário