sábado, 10 de dezembro de 2011

Papai Noel uma invenção alemã


Imagem ligada ao Bom Velhinho

Nicolau, um homem que ajudava os necessitados na Turquia, deu origem ao Papai Noel sempre esperado pelas crianças

Fernando Silveiro recebe o carinho das crianças no Rua da Praia Shopping<br /><b>Crédito: </b> BRUNO ALENCASTRO
Fernando Silveiro recebe o carinho das crianças no Rua da Praia Shopping
Crédito: BRUNO ALENCASTRO
Estudiosos afirmam que a figura do Bom Velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximos às chaminés das casas. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal ocorreu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus; no Brasil, Papai Noel; e, em Portugal, Pai Natal.

Até o final do século XIX, Papai Noel era representado com roupa de inverno marrom ou verde-escuro. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou nova imagem para o Bom Velhinho. A roupa nas cores vermelho e branco, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper''s Weeklys naquele mesmo ano. Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária teve grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Desde então, a figura do Bom Velhinho está associada à cor vermelha, à longa barba branca e à barriga avantajada. O Papai Noel Fernando Silveiro, 61 anos, conta detalhes dos preparativos para se tornar o Bom Velhinho que faz a alegria da criançada. A barba branquinha é tratada à base de cremes e cultivada a partir do final de janeiro. Passado o Natal, Silveiro corta a barba para que nasça revigorada. A roupa de cetim vermelho é desenhada por ele, que cuida os detalhes. "Tenho cinco peças para me caracterizar de Papai Noel e todas elas são criação minha", contou.

Silveiro faz Papai Noel há mais de 30 anos - começou em casa, para encantar a filha de 3 anos. O gosto se tornou fonte de renda. No Rua da Praia Shopping há 21 anos, nos Natais, ele ouve os desejos e pedidos mais inusitados das crianças - como o de uma menina de 4 anos que queria ganhar uma melancia.

Sem comentários:

Enviar um comentário