sábado, 10 de dezembro de 2011

Germano Silva | Porto: nos Lugares da História


in diálogos lusófonos

LEIA


Germano Silva | Porto: nos Lugares da História

1- O que representa, no contexto da sua obra o livro "Porto: Lugares na História"?
R- Com este novo livro procuro contribuir  para que os seus eventuais leitores possam conhecer um pouco mais da história do Porto. É meu entender que se os cidadãos deste antiquíssimo burgo conhecerem a história de uma determinada rua, de certo edifício ou de um desses pitorescos larguinhos por onde passamos habitualmente, contribuirão para a preservação desses lugares, defenderão a sua história e as tradições que andam ligadas aos sitios em questão. Esse é o objectivo do livro.

2- Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R- A resposta que dei à pergunta anterior pode servir para responder a esta. Mas permitam que acrescente mais o seguinte: a ideia que me orientou na feitura deste livro foi pedagógica: alertar os seus eventuais leitores para a importância dos valores históricos da nossa cidade e sensibilizá-los para a ideia de que vale a pena continuar a defender esses mesmos valores dentro de um principio que reputo sagrado: o de que o mais valioso património de uma terra, seja ela uma aldeia, uma vila ou uma grande metrópole são as pessoas que nela vivem.

3- Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Relativamente ao futuro continuarei na linha da frente da defesa dos interesses do Porto e dos seus cidadãos, usando as armas que tenho: a palavra escrita e falada. Basta andar por aí, nas ruas da cidade, para se constatar esta triste realidade: o Porto é uma cidade a cair e à venda. Há, naturalmente excepções. Mas o que vemos, por regra, são casas a cair ou com o letreiro "vende-se". São corpos sem alma. Vamos lutar por lhes insuflar um sopro de vida. O Porto merece essa luta.
__________
Germano Silva
Porto: nos Lugares da História



__,_._,___

Sem comentários:

Enviar um comentário