terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CATÁLOGO ILUSTRADO DOS TUBARÕES E RAIAS DOS AÇORES




--- On Tue, 12/13/11, IAC IAC-Instituto Açoriano de Cultura, newsletter

N.º 51 13/12/2011


IAC EDITA OBRA EM BILINGUE
 
«CATÁLOGO ILUSTRADO DOS TUBARÕES E RAIAS DOS AÇORES»
 
 
 
O Instituto Açoriano de Cultura apresenta ao público, na próxima Quarta-feira, dia 14 de Dezembro, pelas 21h00, no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo (antiga Casa do Peixe, Estrada Gaspar Corte-Real), um livro bilingue (português/inglês) da autoria de João Pedro Barreiros e Otto Bismarck Fazzano Gadiy intitulado Catálogo Ilustrado dos Tubarões Raias dos Açores.
 
A apresentação da obra estará a cargo do Prof. Doutor Oldemiro Rego (Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Universidade dos Açores).
 
O principal objectivo deste trabalho visa proporcionar um guia para identificação de tubarões, raias e quimeras registadas no Arquipélago dos Açores. Todas as informações presentes neste catálogo resultam de experiências práticas dos autores no estudo desses “peixes” e consubstânciada por literatura diversa produzida por outros investigadores de renome internacional.
 
Ao longo deste trabalho são descritas as características necessárias para a identificação das ordens, famílias, géneros e espécies de tubarões, raias e quimeras dos Açores. Onde cada espécie tratada é acompanhada por uma ilustração básica, nome científico e nomes comuns mais utilizados nos Açores. São fornecidas também as informações das características morfológicas, como também informações básicas sobre a sua biologia, distribuição geográfica, habitat e tamanho máximo atingido.
 
João Pedro Barreiros é doutorado em Biologia/Ecologia Animal e agregado em Etologia pela Universidade dos Açores, Portugal. É Professor e investigador desta mesma Universidade e do Grupo de Biodiversidade dos Açores – CITA-A. Trabalha principalmente em ecologia de peixes marinhos com ênfase para grandes predadores dedicando-se também a estudos de comportamento animal e aos cetáceos. É autor de vários artigos científicos bem como livros, artigos de divulgação científica e produz regularmente trabalhos de ilustração científica. Paralelamente estuda música desde criança e pinta, principalmente a óleo sobre tela tendo já realizado várias exposições individuais e colectivas. Dedica grande parte da sua vida ao mergulho, sobretudo em apneia, tanto como forma de lazer como ferramenta de trabalho acumulando já 30 anos cerca de experiência. Nasceu em Lisboa mas reside em Angra do Heroísmo desde 1984.
 
Otto Bismarck Fazzano Gadiy é biólogo e doutorado em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil. É Professor e investigador da UNESP, Campus do Litoral Paulista, São Vicente, São Paulo. Seus estudos são direcionados à biologia, taxonomia e conservação de tubarões e raias do Brasil. Publicou vários artigos científicos, 3 livros e numerosos capítulos sobre o tema.


image002.gif



clip_image002.gif



image001.gif


Sem comentários:

Enviar um comentário