terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Brasil e Angola reafirmam parceria estratégica e reforço da cooperação


Brasil e Angola reafirmam parceria estratégica e reforço da cooperação

O presidente de Angola, José Eduardo Santos, deverá participar na Conferência Rio+20, que decorrerá em maio e junho de 2012, no Rio de Janeiro.
Da Redação, com agência
 
Brasília – Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e de Angola, Georges Chikoti, reafirmaram, segunda-feira (5), durante reunião em Brasília, no Itamaraty, sede do Minsitério das Relações Exteriores, a ampliação das parcerias entre os dois países nas áreas de agricultura, ciência e tecnologia, educação, gestão pública e energia e também no que se refere à migração.

Há dois meses, a presidente Dilma Rousseff esteve em Angola e comprometeu-se a intensificar as ações relativas à parceria estratégica. 

Patriota e Chikoti definiram também a participação do presidente angolano, José Eduardo Santos, na Conferência Rio+20, que decorrerá em maio e junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Nos últimos dez meses, o intercâmbio comercial entre o Brasil e Angola cresceu cerca de sete vezes, de acordo com dados dos Ministério das Relações Exteriores brasileiro. Em 2010, Angola foi o quinto maior parceiro do Brasil na África, registrando US$ 1,44 bilhão em trocas comerciais. De janeiro a outubro de 2011, o intercâmbio comercial foi de US$ 1,143 bilhão.

Chikoti disse que os angolanos reconhecem o empenho e a dedicação do Brasil com as questões referentes à África. Segundo ele, as experiências brasileiras no âmbito de ciência e tecnologia são fundamentais para serem usadas como exemplos. “Só podemos ter uma agricultura de alto nível de rendimento, se houver pesquisas avançadas”, disse ele. As informações são da ABr.

Sem comentários:

Enviar um comentário