terça-feira, 29 de novembro de 2011

a escolha da escola


logo_fle_1pequeno
A imprensa tem dado nota da intenção do Governo de consagrar a possibilidade de Escolha da Escola, nos moldes em que existe actualmente para o secundário. A  Escolha da Escola é um direito fundamental dos pais, pelo que o FLE congratula-se com esta medida ainda só prevista para o ensino público. Com expectativa aguardamos as regras de apoio aos pais na selecção da escola, bem como as medidas que garantem a transparência e clareza dos critérios que devem acompanhar a Escolha da Escola como medida de justiça social. Das experiência internacionais, retiramos a extrema importância de um quadro de avaliação, monitorização e de responsabilização das escolas, num paradigma de rigor e transparência e de informação às familias, fundamentalmente às mais carenciadas, para que a Escolha da Escola seja de facto um instrumento de mobilidade, que permita às famílias ultrapassarem a actual segregação pela zona de residência. Passos iniciais para um salto qualitativo e ousado na defesa dos Direitos dos Pais.
Damos nota das notícias que foram sendo publicadas sobre o assunto e convidamo-lo a ler o nosso dossier sobre escolha da escola.


Diário de Educação



The Voucher Revolution
"To be clear, a voucher as the term is used here is a publicly or privately funded scholarship awarded directly to families to pay the costs of the private schools they choose for their children." Hoover Institution Journal.


Francês:
Uma língua bem presente entre nós. Público, 26 Nov 2011.


Crato diz que país não está a conseguir educar os jovens
“Temos um problema. É que não estamos a conseguir educar os nossos jovens como gostaríamos. No que se refere à Matemática e à Física temos muitos jovens que gostariam de ser engenheiros, cientistas, gestores ou economistas e não conseguem, porque não têm sucesso. É importante despertar os jovens para a cultura científica”. I Online, 22 Nov 2011.


Nuno Crato: "Acabar com a história e a geografia no 3º ciclo só por cima do meu cadáver"
O ministro da Educação, Nuno Crato, garante que o Governo não vai acabar com as disciplinas de História e Geografia no 3º ciclo do ensino básico. Público, 17 Nov 2011.


Parque Escolar mantém-se porque ainda está a decorrer auditoria, afirma Nuno Crato
O ministro da Educação, Nuno Crato, justificou hoje a manutenção da Parque Escolar e da administração em funções com o facto de estar em curso uma auditoria no Tribunal de Contas. IOnline, 17 Nov 2011.


OE 2012. Rede de ensino pré-escolar vai ser reforçada com abertura de mais 500 salas
O ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou hoje no Parlamento que será reforçada a rede de ensino pré-escolar, com a abertura de mais 500 salas. IOnline, 17 Nov 2011.


Tudo em aberto no Ministério da Educação
FENPROF e FNE reuniram-se com o ministro da Educação e saíram do encontro "pouco esclarecidas". Nuno Crato avisou que não há "ideias fechadas". Portal Educare, 9 Nov 2011.


TIC pode vir a integrar o currículo do 6.º ano
A disciplina de Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC), que actualmente integra o currículo do 9.º ano, poderá vir a ser leccionada no 2.º ciclo. Esta hipótese foi adiantada pelo ministro Nuno Crato na segunda-feira, durante uma reunião do Conselho das Escolas, um órgão consultivo do Ministério da Educação e Ciência (MEC) que representa os directores. Público, 11 Nov 2011.


Provedor quer indemnização para docentes não colocados
No documento, relativo à situação em que, segundo os sindicatos, se encontram milhares de docentes, o provedor afirma que a Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) faz uma interpretação da lei que "subverte a intenção do legislador" e conduz "a uma total desprotecção do trabalhador". 11 Nov 2011


Alterados termos da concessão do Prémio de Mérito aos alunos




Eurypedia: a enciclopédia dos sistemas de educação da Europa
By choosing a country from the interactive map, you will gain access to specific national education system information, either in English or in the language of the country. The information is provided by the Eurydice National Unit, working with the relevant education Ministry and national experts.


Horários alterados: fusão e extinção de disciplinas em análise
Ministério da Educação e Ciência está a estudar a possibilidade de retirar a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação do currículo do 9.º ano e separar Educação Visual e Tecnológica em duas. As hipóteses são contestadas pela raiz e a fusão de História e Geografia volta a surgir. Portal Educare, 4 Nov 2011.


A verdade sobre o modelo sueco da escola pública
Nos últimos anos, cresceu a diversidade de ofertas educativas e projetos educativos. Essa diferenciação é do agrado dos pais e apreciada pela sociedade. As más escolas têm sido mais facilmente identificadas porque perdem alunos. As que não conseguem corrigir os erros e persistem nos maus resultados podem ser fechadas. ProfBlog, 11 Nov 2011.


Escolas contratam professores ilegalmente
Os casos mais caricatos são aqueles que apontam como factores de desempate na contratação a ordem alfabética do primeiro nome ou a menor distância de residência à escola. I Online, 16 Nov 2011.


Governo vai converter parte dos Centros Novas Oportunidades
O Governo vai redireccionar a rede de Centros de Novas Oportunidades e parte do seu financiamento para o Ensino Profissional, mantendo apenas alguns destes centros com as actuais funções e com financiamento limitado aos que tiverem melhores notas. Diário de Notícias, 14 Nov 2011.


David Cameron trains sights on 'coasting schools'
Writing in the Daily Telegraph, he said schools where "a failure to reach potential" is masked by a "decent local reputation" would be held to account. BBC News, 14 Nov 2011.


Liberdade: e o resto?
No cemitério das ideias políticas, jaz um sem-número de princípios e medidas de inquestionável valia, que conheceram fim prematuro graças à forma como os seus responsáveis políticos as levaram à prática. Correio da Manhã, 16 Nov 2011.


Entrevista de Mats Bjornsson ao Diário de Notícias
Explica os prós e os contras do distema de livre escolha entre escolas públicas e privadas na Suécia. Diário de Notícias, 11 de Novembro de 2011.


Ontem, na Fundação Calouste Gulbenkian
“Portugal caminha no sentido oposto ao da Suécia, com o fecho das escolas e mais alunos por agrupamento. Não estamos a ter a educação como um valor acima do orçamento”, declarou esta quinta-feira Paulo Guinote. Correio da Manhã, 11 Novembro 2011.


Sem comentários:

Enviar um comentário