terça-feira, 15 de novembro de 2011

Colóquio sobre a Diáspora da Língua Portuguesa



Colóquio sobre a Diáspora da Língua Portuguesa
De 28 a 30 de Novembro do corrente ocorrerá na sede do IILP em Cabo Verde oColóquio Internacional da Praia sobre a língua portuguesa nas Diásporas. Este é o segundo dos quatro colóquios internacionais que o IILP organiza como evento preparatório para a Iª Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, a ocorrer em Lisboa em outubro de 2012.
O primeiro foi o Colóquio de Maputo sobre a Diversidade Linguística na CPLP, que tratou das mais de 300 línguas faladas em nossos oito países e que ocorreu em Setembro do corrente. No ano que vem realizaremos o Colóquio de Fortaleza sobre o Português na Internet e no Mundo Digital e o Colóquio de Luanda sobre o Português nas Organizações Internacionais. Cada um destes colóquios prepara um documento de recomendações ao Instituto e à Conferência de Lisboa e conta com convidados especialistas no tema e membros das Comissões Nacionais do IILP que aportam suas sugestões ao documento.
A escolha de Cabo Verde para sediar o evento deve-se à importância que as Migrações Internacionais e a Diáspora têm historicamente para o país. Basta lembrar que para cada caboverdiano em território nacional há um caboverdiano na Diáspora. Assim solicitamos às várias entidades e instituições que têm trabalhos de divulgação e valorização da cultura, da língua, do ensino de suas variadas vertentes em Língua Portuguesa e que visem atender aos angolanos, brasileiros, caboverdianos, guineenses, moçambicanos, portugueses, são-tomenses e timorenses, que nos mandem notícia de seus trabalhos e seus contatos.
Estamos no aguardo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário