sábado, 29 de outubro de 2011

II Simpósio Internacional sobre o Multilinguismo no Ciberespaço



do espaço Diálogo_Lusófonos
O Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) do Instituto de Letras da Universidade de Brasília e Maaya, Rede Mundial para a Diversidade Linguística, anunciam a realização do II Simpósio Internacional sobre o Multilinguismo no Ciberespaço (Brasília, Brasil, 7-9 de novembro de 2011).
Este segundo simpósio se inscreve especificamente em um contexto internacional marcado por um interesse crescente com relação às diversas dimensões do multilinguismo, principalmente aquelas que se singularizam pela expansão da Internet em todos os domínios do conhecimento. Além disso, examinaremos nesse simpósio algumas temáticas associadas: (1) à demanda de formação de recursos humanos; (2) ao desenvolvimento de metodologias propícias à inserção de línguas no mundo digital; (3) ao uso das tecnologias para a promoção do multilinguismo; (4) ao tratamento da linguagem natural; (5) ao aperfeiçoamento dos recenseamentos linguisticos na Rede; (6) à documentação composta de recursos multimídia (texto, som, imagem).
O Simpósio favorecerá o diálogo inerente às iniciativas linguísticas internacionais no ciberespaço, com base no apoio de vários parceiros nacionais e internacionais (por exemplo, OIF, OEA, OEI, CPLP, ACALAN, AUF, ONGs, etc.) associados a programas e projetos sobre o assunto. Em consequência, trata-se de uma dinâmica aberta a vários atores da sociedade civil e também de interesse de instituições das Nações Unidas a partir da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI). Os principais eixos do Simpósio serão definidos a partir de uma complementaridade com as iniciativas em curso, tais como:
  1. O Plano de Ação (Linha C8) da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (SMSI), sob os auspícios da UNESCO. Esta linha de ação é mais particularmente centrada sobre a presença das línguas no ciberespaço e progressos realizados neste domínio;
  2. Os grupos de trabalho do Forum sobre a Governança da Internet (FGI) que organizaram diversas alianças dinâmicas, cujos diferentes interesses temáticos são estreitamente ligados à governança da Internet. A notar que, uma delas, colocada sob a coordenação de Maaya, se articula em torno da questão da diversidade linguistica. A primeira reunião desse groupo teve lugar em Hyderabad (Índia, 2008), seguida pelas reuniões de Sharm-el-Sheik (Egito, 2009) e de Vilnius (Lituânia, 2010).
  3. O Forum Internacional de Bamako sobre o multilinguismo (Bamako, Mali, 19-21 de Janeiro de 2009) tendo por missão de promover um debate sobre o desenvolvimento equilibrado das línguas locais, nacionais e internacionais. A diversidade linguistica no ciberespaço foi, entre outros, um dos temas chave desenvolvidos durante esse evento.

 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    O espaço Diálogo_Lusófonos tem por objetivo promover o intercâmbio de opiniões
    "Se as coisas são inatingíveis... ora!/Não é motivo para não querê-las.../
    Que tristes os caminhos se não fora/A mágica presença das estrelas!" Mário Quintana
    ______________________________
    T
    __,_._,___

    Sem comentários:

    Enviar um comentário