quinta-feira, 7 de julho de 2011

Um verbo enjoadinho

PASQUALE CIPRO NETO Um verbo enjoadinho

Formas como "requisesse" ou "requiseram" não encontram abrigo no padrão formal da língua
O QUE NÃO FALTA na caixa postal da coluna é pergunta sobre a conjugação de verbos complicados. A lista é grandinha e inclui "preciosidades" como "adequar", "precaver", "reaver", "requerer", "falir", "prover", "prever", "provir", "intervir", "satisfazer", "ver", "entreter" etc. Embora muitos desses verbos sejam conjugados no dia a dia e em muitos escritos como se fossem regulares, nas modalidades formais da língua suas singularidades ou irregularidades continuam prevalecendo. Em outras palavras, isso significa que, ainda que frequentemente se ouçam e se leiam construções como "Se o ministro intervir" ou "Se ninguém se opor", gramáticas, dicionários, manuais e guias de uso continuam indicando como cultas as construções "Se o ministro intervier" e "Se ninguém se opuser". Posto isso, vejamos a conjugação de alguns dos verbos citados, começando por "requerer". A conjugação desse verbo é particularmente delicada, a começar pela sua perigosa semelhança com o verbo "querer". Já na largada, ou seja, na primeira do singular do presente do indicativo, "querer" e "requerer" se separam: de "querer", temos "eu quero"; de "requerer", faz-se "eu requeiro". Como acontece com 99,99% dos nossos verbos, o presente do subjuntivo do verbo "requerer" se apoia na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Moral da história: de "requeiro", faz-se "que eu requeira, que tu requeiras, que ele requeira, que nós requeiramos, que vós requeirais, que eles requeiram". Mas a coisa se complica mesmo no pretérito perfeito do indicativo e nos tempos que dele derivam, em que "querer" e "requerer" se separam de vez. Nesse tempo, "querer" é irregular ("eu quis, tu quiseste, ele quis, nós quisemos, vós quisestes, eles quiseram"), enquanto "requerer" é regular (nesse tempo, convém deixar claro): "eu requeri, tu requereste, ele requereu, nós requeremos, vós requerestes, eles requereram". Como se sabe, são três os tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo, mais especificamente do radical da segunda pessoa do singular desse tempo, que, no caso de "requerer", é "requere-" (esse radical resulta da eliminação da terminação "-ste", o que vale para 101% dos verbos da língua portuguesa). O primeiro dos tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo é o pretérito mais-que-perfeito do indicativo. Ao radical ("requere-") somam-se as terminações "-ra, -ras, -ra, -ramos, -reis, -ram": "eu requerera, tu requereras, ele requerera, nós requerêramos, vós requerêreis, eles requereram". O segundo desses tempos é o pretérito imperfeito do subjuntivo. Ao mesmo radical ("requere-", lembra?), somam-se as terminações "-sse, -sses, -sse, -ssemos, -sseis, -ssem": "se eu requeresse, se tu requeresses, se ele requeresse, se nós requerêssemos, se vós requerêsseis, se eles requeressem". O terceiro tempo derivado do pretérito perfeito do indicativo é o futuro do subjuntivo. Ao mesmíssimo radical ("requere-") somam-se as terminações "-r, -res, -r, -rmos, -rdes, -rem": "se (ou "quando') eu requerer, se tu requereres, se ele requerer, se nós requerermos, se vós requererdes, se eles requererem". Como se vê, diferentemente do verbo "querer" (que é irregular no pretérito perfeito do indicativo e, por conseguinte, nos três tempos que dele derivam -"eu quis", "eu quisera", "se eu quisesse", "quando/se eu quiser"), o verbo "requerer" é regular nesses quatro tempos. Moral da história: formas como "requisesse" ("Se ele requisesse os documentos hoje...") ou "requiseram" ("Eles requiseram o adiamento..."), embora comuns em alguns registros linguísticos, não encontram abrigo no padrão formal da língua. É isso. [Fonte: Folha de S. Paulo, 07.07.11]

Sem comentários:

Enviar um comentário