sexta-feira, 22 de julho de 2011

reunião do Conselho de Ministro da CPLP

Iniciou XVI reunião do Conselho de Ministro da CPLP

Angop
 XVI reunião do Conselho de Ministro da CPLP
XVI reunião do Conselho de Ministro da CPLP

Luanda – A XVI reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi aberta a meio da manhã de hoje, sexta-feira, em Luanda, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti.
O encontro, que decorre numa das unidades hoteleiras de Luanda, congrega os ministros dos Negócios Estrangeiros dos oito países da CPLP.
De acordo com o ministro Georges Chikoti, depois de desejar boas vindas aos seus homólogos, a reunião constitui a oportunidade de proceder o balanço do que foi realizado no primeiro ano da presidência de Angola e para reflectir sobre os caminhos que a comunidade deverá trilhar no futuro próximo.
Sublinhou que este Conselho de Ministros concede também a oportunidade para procurar soluções que permitam ultrapassar alguns constrangimentos que urge resolver, tais como os financeiros.
De acordo com a agenda, os participantes vão se inteirar dos relatórios do presidente do Conselho de Ministros, do coordenador do Comité de Concertação Permanente, do Secretariado Executivo e do coordenador da reunião dos pontos focais de cooperação da CPLP.
Entre outras questões, os ministros deverão aprovar uma resolução sobre a “estratégia de segurança alimentar e nutricional na CPLP” e sobre a realização do primeiro fórum da sociedade civil.
Devem ainda adoptar um projecto de resolução sobre o roteiro para a reforma do sector de defesa e segurança da Guiné Bissau, em parceria com a comunidade económica dos estados da África Ocidental (CEDEAO).
Prevê-se igualmente se pronunciar sobre a melhoria das instalações da CPLP, conferindo melhores condições de trabalho da organização.
A reunião de ministros vai abordar também sobre os projectos de resoluções sobre o prémio “José Aparecido de Oliveira”, as eleições em São Tomé e Príncipe e uma homenagem ao antigo Presidente do Brasil, Itamar Franco.
A língua portuguesa, a sexta mais falada no mundo, é utilizada por cerca de 240 milhões de pessoas em todos os continentes.
A comunidade, que tem a concertação política-diplomática, a cooperação e a promoção da língua portuguesa como pilares de actuação, comemorou o seu 15º aniversário no dia 17 de Julho deste ano, sob o lema “Solidariedade na diversidade no espaço da CPLP.
Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.





Imprimir Indicar

Sem comentários:

Enviar um comentário